Com 41 casos ativos para covid, Canoinhas reforça importância do isolamento e vacinação
-
(Fotos: )
Pacientes positivos e sem sintomas precisam ficar isolados
Canoinhas está com 41 casos ativos para covid-19 e diante do crescimento no número de infectados, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do isolamento de infectados, vacinação, uso de máscara e cuidados com a higiene.
Em 27 de novembro a secretaria registrava apenas sete casos ativos na cidade.
“Quem positivou precisa cumprir o isolamento. Inclusive pessoas positivas sem sintomas precisam ficar em casa”, informa a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.
Somente na sexta-feira da semana passada, 29 casos novos foram confirmados no município.
Todas as unidades de saúde do perímetro urbano e o posto de Marcílio Dias estão realizando teste para covid.
Isolamento:
5 dias
O isolamento pode ser suspenso após o quinto dia caso não haja presença de sintomas respiratórios e febre, sem o uso de medicamentos, e a pessoa apresente o resultado negativo em teste antígeno ou RT-PCR.
7 dias
O isolamento pode ser suspenso após o sétimo dia caso não haja presença de sintomas respiratórios e febre, se uso de medicamentos.
10 dias
Se a pessoa permanecer com sintomas no sétimo dia ou apresentar teste positivo no quinto dia, o isolamento deve ser cumprido até o 10º dia.
A Secretaria de Saúde recomenda fortemente a vacinação a partir dos 6 meses de idade. Para adultos, além das duas doses iniciais, é preciso fazer o reforço. Para quem tem a partir de 30 anos, também é necessário um segundo reforço.
Para os adultos que receberam a dose única da Janssen, são necessários dois reforços. Quem tem 40 anos ou mais, precisa de um terceiro reforço.
Imunossuprimidos adultos precisam receber uma dose adicional e três reforços. Adolescentes de 12 a 17 anos recebem uma dose adicional e um reforço.
Crianças de 3 a 11 anos recebem duas doses da vacina. Já aquelas entre 6 meses e 2 anos, recebem três doses.
Uso de máscara. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Estado de Santa Catarina voltou a recomendar o uso de máscara nas seguintes condições:
- Fortemente recomendado para pessoas com sintomas respiratórios, sempre que tiverem contato com outras pessoas;
- Fortemente recomendado para idosos acima dos 60 anos, pessoas transplantadas, renais crônicos e imunossuprimidas;
- Fortemente recomendado para todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência de áreas restritas, no atendimento de urgência e emergência, bem como para os visitantes e acompanhantes;
- Moderadamente recomendado para a população em geral, em ambientes fechados, com aglomeração e sem circulação de ar.
• A Dive recomendou que as pessoas busquem máscaras de melhor qualidade, como as N95, PFF2 ou similares, principalmente em estabelecimentos de saúde e ambientes de uso coletivo.
Outras recomendações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive):
- Higienizar as mãos com frequência, utilizando água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se água e sabão não estiverem disponíveis, utilizar desinfetante à base de álcool ou álcool gel 70%;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
- Disseminar a prática da etiqueta da tosse, cobrindo a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço ao tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo.
Deixe seu comentário