Palestra com profissionais da saúde e líderes religiosos ocorre no próximo sábado
Nas últimas semanas, o debate em relação a transtornos mentais e suicídio se intensificou na mídia com a ampla divulgação do jogo da "Baleia Azul". O desafio ganhou repercussão após o envolvimento de diversos jovens em casos de suicídio e automutilação em todo o mundo. Os grupos da "Baleia Azul" são oriundos da Rússia, porém, recentemente, o jogo se espalhou por todo o mundo. Os jogadores de "Baleia Azul" devem cumprir 50 tarefas que estimulam comportamentos suicidas e que, ao fim de todas, induzem os jovens a tirarem suas próprias vidas.
Outro conteúdo que estimulou o debate sobre o suicídio em todo o mundo foi o lançamento da série "13 reasons why", do Netflix. Na série, uma estudante do ensino médio comete suicídio e deixa fitas cassete falando sobre as razões que a levaram a tirar a própria vida.
O tema, frequentemente presente na mídia nos últimos dias, trata-se de uma questão grave vivenciada em todo o mundo. Apenas em 2017, a região de Canoinhas registrou cinco suicídios e três tentativas. O número se refere apenas aos casos contabilizados pela Polícia Militar do município. No dia mundial da saúde, comemorado em 07 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou a população em relação ao aumento de casos de depressão em nível mundial. Foi observando dados como esse que o médico ocupacional Marcos Okada decidiu realizar um trabalho diferenciado no município: conscientizar a população sobre as causas e sintomas da depressão e do suicídio.
Okada utilizou a tribuna da câmara de vereadores na última segunda-feira, 24, para expor o projeto chamado de "Depressão e suicídio - precisamos conversar". Em seu relato, o médico contou que, como trabalha com empresas, recentemente passou a observar uma tendência de sintomas de depressão e suicidas entre trabalhadores ativos. Okada explicou que, se em casa, uma pessoa que sofre de depressão pode afetar outras três, no trabalho esse número aumenta para cerca de 100 pessoas. O médico também afirmou que o suicídio é a 2ª causa de morte principal entre jovens de 15 e 29 anos, perdendo apenas para os acidentes.
Ao se deparar com o dado de que menos da metade dos casos de depressão são tratados, o médico apresentou interesse em realizar um projeto de conscientização no município. Segundo Okada, a palestra deve ocorrer no próximo dia 06, um sábado, e contará com a presença de psicólogos, psiquiatras e líderes de diversas religiões. O médico conta que considera importante a presença de representantes religiosos pelo motivo de que estas possuem influência direta sobre a psique humana. "É um convite para reflexão", afirmou Okada. O local do evento ainda não está definido, porém, após a apresentação na sessão, os vereadores cederam a câmara como possível espaço para a palestra.
AÇÕES NAS ESCOLAS
Após a repercussão dos casos de envolvidos com o jogo da "Baleia Azul", a secretaria de Educação de Santa Catarina enviou nota de orientação às 1.080 escolas da rede estadual sugerindo ações preventivas e interventivas aos casos suspeitos. Na região, colégios tomaram a iniciativa de valorizar a vida em atividades pedagógicas. Na Escola de Ensino Básico Irmã Maria Felicitas, as professoras Maria Angélica Wrublevski e Elisete Reinert pintaram cartazes com dizeres positivos em relação à vida e aos alunos.
Em Bela Vista do Toldo, alunos da Escola de Educação Básica Estanislau Schumann também receberam aconselhamento dos professores a respeito do jogo da baleia azul. Durante o desafio da valorização da vida, proposto pelo colégio, os estudantes foram estimulados a dizerem coisas positivas aos colegas e a desculparem-se por atitudes negativas.
No mesmo sentido das ações, o portal Você Notícias informou sobre uma ação dos alunos dos cursos de farmácia e psicologia da Universidade do Contestado. Em uma atividade para o dia mundial da saúde, os estudantes promoveram uma distribuição de abraços e de material informativo sobre a depressão.
ALERTA
A secretaria estadual da Saúde emitiu nota de alerta aos órgãos de saúde do estado a respeito de casos de mutilação, envenenamento ou intoxicação que possam se caracterizar como violência autoprovocada. O documento recomenda que os profissionais de saúde abordem as pessoas e seus acompanhantes a respeito das causas da lesão para confirmar ou descartar a suspeita. Em caso de confirmação, a pessoa deve ser acompanhada pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família para acolhimento e, se necessário, encaminhada ao serviço especializado em saúde mental nos Centos de Atenção Psicossocial (CAPS).
Veja sinais de atitudes dos adolescentes que podem estar relacionadas com o jogo
1. Mutilações na palma da mão
2. Assistir filmes de terror/psicodélicos de forma inabitual
3. Mutilações nos braços - cortes grandes com desenhos de baleia ou qualquer outro animal
4. Desenhos de baleia
5. Publicações em redes sociais com os dizeres "#i_am_whale" ("Eu sou uma Baleia").
6. Sair de casa em horários estranhos de forma inabitual
7. Cortes nos lábios
8. Furos nas mãos com agulhas
9. Arranjar brigas
10. Evitar conversar durante muitas horas
Fonte: Assessoria de imprensa de Major Vieira
Deixe seu comentário