Considerada como um cuidado com a higiene, a depilação ainda é tabu entre os homens, apesar da procura crescente

 O pensamento de que depilação é coisa de mulher já passou há muito tempo. Hoje, já não está associada apenas à estética e à metrossexualidade (gíria para um homem urbano excessivamente preocupado com a aparência), mas também é considerada uma questão de cuidado com a higiene.

Segundo a enfermeira estética, Aline Zacaluzne, o preconceito ainda está entre os próprios homens. “As mulheres comentam e querem companheiros com menos pelos”, afirma. No entanto, entre os homens, a depilação ainda é tabu.
Apesar de 20% dos clientes serem homens, Aline comenta que são poucos os que não se incomodam com os horários e com a privacidade na clínica estética. “Eles querem horários que não tenham outros clientes. As mulheres, geralmente, trazem amigas. Os homens sempre vêm sozinhos. Eles se preocupam muito com a privacidade, para que outras pessoas não saibam que estão aqui. É a vergonha”, diz a enfermeira.
 
DEPILAÇÃO ÍNTIMA
Outro tabu da depilação masculina é a depilação íntima. Enquanto as mulheres procuram mais pela depilação íntima, os homens nem se pronunciam nessa área. De todos os homens que Aline atendeu, apenas dois questionaram sobre o assunto. Nenhum retornou para as sessões de depilação.
Para eles, a depilação é aliada para a eliminação de pelos na nuca e no rosto e a procura é voluntária. “Nenhum homem vem com a esposa. A maioria procura por vontade própria, para se sentir saudável e esteticamente bem”, conta Aline.
 
TÉCNICAS
Os métodos usados para depilar os homens são praticamente os mesmos usados nas mulheres e podem ser divididos em dois tipos. Métodos de depilação temporária e depilação definitiva. A depilação temporária engloba técnicas que cortam ou arrancam os pelos pela raiz (cera, aparelhos e cremes depilatórios, lâminas) e oferece uma solução temporária, pois o pelo, quando arrancado ou cortado, vai voltar a crescer. A depilação definitiva serve-se de técnicas como o laser e a luz intensa pulsada, que vão atuar junto da raiz do pelo, oferecendo uma solução permanente.
A lâmina, sem dúvida, é o método mais usado pelos homens. Porém, é proibida para quem tem alergia a níquel. “Em geral, os homens apresentam foliculite, que é uma inflamação. Coça, fica vermelho e incomoda muito”, comenta a enfermeira. O creme depilatório também é isento de dor, mas também pode causar irritação na pele. Já a cera tem a vantagem de fazer com que os pelos demorem mais para crescer e a desvantagem de que é um processo doloroso e que deixa a pele flácida. A depilação a laser apresenta vermelhidão na pele e também dói.
Já a luz intensa pulsada pode ser mais dolorida na barba e virilha, que são áreas mais sensíveis. A única contraindicação é para gestantes. Pelos brancos não recebem a ação da luz pulsada com a mesma intensidade, pois o método age com a melanina. “Quanto mais escuro o pelo, melhor.” A técnica dura, em média, 15 minutos por sessão. Em cada sessão a luz intensa pulsada enfraquece o pelo ou evita com que o pelo cresça. Aos poucos, as falhas começam a aparecer, até não existir mais pelos na área aplicada. No caso da barba, que tem pelo mais grosso, é preciso até dez sessões. Em outras áreas, de seis a oito.