A realização de atividade física periódica é uma atitude saudável indicada para pessoas de todas as idades. No entanto, com o aumento do uso da tecnologia, as pessoas estão se tornando sedentárias cada vez mais cedo. Para reverter essa condição e trazer comportamentos mais saudáveis para as populações dos municípios catarinenses, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove a 23º edição do Dia do Desafio, com a participação de 215 cidades do estado. Na região Planalto Norte, a meta é alcançar 58 mil pessoas entre os sete municípios participantes.
Durante o dia 31, diversos pontos da cidade se tornarão "academias" itinerantes, com a presença de profissionais de educação física que orientarão o público com a prática de atividades físicas. São necessários apenas 15 minutos de exercícios para participar. No entanto, não basta se exercitar: especialmente durante o dia do desafio, quem cumprir a sua cota de atividade física deve ligar para a prefeitura ou unidade do Sesc do seu município e informar sobre a participação. Desta forma, a entidade contabilizará o número de adeptos à ação.
Durante o evento, as cidades participantes concorrem com outros municípios de diferentes países. Ao fim, quem tiver o percentual de participantes em relação à população total maior, vence o desafio.
Em Canoinhas, os participantes podem entrar em contato diretamente com a prefeitura do município pelo telefone 3621-7707, Facebook ou e-mail: [email protected]. Na hora de realizar o exercício, lembre-se de documentar a atividade com fotos e outras informações. Assim, a contagem será válida e a cidade ganha mais chances de vencer o desafio.
Hoje, 26, também ocorre o lançamento regional do Dia do Desafio 2017, em Joinville. Representantes dos municípios e dos Sescs da região planalto norte devem participar do evento, que também foi realizado em outras quatro regionais do estado.
PROGRAMAÇÃO
Neste ano, Canoinhas desafiará a cidade peruana de Barranco. Com ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Canoinhas, a cidade pretende bater o número de participantes da concorrente. Serão realizadas aulas de dança e ginástica nos colégios do município e um encerramento voltado a toda a comunidade no Ditão, às 17h15.
ÚLTIMA EDIÇÃO
Em 2016, as cidades vencedoras do dia do desafio na região foram Bela Vista do Toldo e Três Barras. Apesar de mobilizarem menos pessoas do que cidades maiores, a relação percentual entre participantes e população total dos municípios as concedeu o título de vencedoras. Três Barras conseguiu um total de 2.240 participantes e Bela Vista 517. Porto União também foi um destaque positivo, mobilizando 71,9% de sua população, contra apenas 20,98% da cidade venezuelana Ortiz.
O município de Canoinhas alcançou apenas 38,71% da população total da cidade e perdeu para uma cidade cubana, que alcançou 55,52%. Em 2015, o dia do desafio movimentou 65% dos moradores da cidade. Irineópolis e Major Vieira também ficaram abaixo do desempenho esperado e não se destacaram na competição.
DIA DO DESAFIO
O Dia do Desafio é uma técnica criada no Canadá e adotada por diversos países no mundo com o objetivo de estimular a atividade física no cotidiano. No Brasil, a última quarta-feira do mês de maio é destinada ao evento. Para estimular a adesão da população, o Sesc promove uma competição entre cidades de porte semelhante.
No evento, também há a opção de um município se "autodesafiar". Ou seja, a cidade estabelece a meta que deseja bater. Três Barras, neste ano, é um exemplo. O município tentará conquistar mais adeptos que no ano passado.
Deixe seu comentário