Os dados constam do Informe Epidemiológico 10 sobre influenza divulgado no dia 12

Até o dia 11 de maio (Semana Epidemiológica 19) foram notificados 1.012 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Destes, 180 (17,7%) foram confirmados para influenza, sendo 103 (57,2%) pelo vírus influenza A (H1N1), 75 (41,6%) pelo vírus Influenza A, aguardando subtipagem (para identificar se o vírus é do tipo H1N1 ou H3N2) e dois (1,1%) pelo vírus influenza B. Outros 285 casos de SRAG tiveram resultado negativo para influenza A e B (SRAG não especificada) e 545 casos se encontram em investigação, aguardando confirmação laboratorial. Os dados constam do Informe Epidemiológico 10 sobre influenza divulgado no dia 12, pela diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.

Este boletim confirmou dois casos de Gripe A em Canoinhas: um do vírus H1N1. O outro caso está esperando o resultado da subtipagem. De acordo com o gerente de saúde da regional de Canoinhas, gerente de saúde, Antonio Gilberto de Carvalho, o contágio aconteceu em Balneário Camboriú. Os dois casos foram identificados em abril e os pacientes estão curados.

Em Porto União três pessoas também foram identificadas com Gripe A. Todos moram em União da Vitória/PR. Segundo a gerência de saúde, todos também estão curados.

Como funciona

As amostras laboratoriais são coletadas e encaminhadas para análise ao Lacen/SC. As informações apresentadas no informe do dia 12 são referentes ao período que compreende as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 19 de 2016, ou seja, casos com início de sintomas de 3 de janeiro a 11 de maio de 2016.

Dos 69 óbitos por SRAG notificados, 29 foram confirmados por influenza, sendo 21(72,4%) pelo vírus influenza A (H1N1), sete (10,1%) pelo vírus influenza A, aguardando subtipagem, e um (3,5%) pelo vírus influenza B. Outros 32 óbitos por SRAG apresentaram resultado negativo para influenza A e B, sendo classificados como SRAG não especificada, e seis se encontram em investigação.

As regiões de Blumenau, Araranguá, Itajaí e Joinville concentram o maior número de casos confirmados de SRAG pelo vírus influenza no Estado até o momento. O município de Blumenau apresenta o maior número de casos confirmados (38 casos), seguido por Joinville (24 casos), Florianópolis (11 casos) e Lages (10 casos).

Vacina

A vacina ainda é uma das melhores formas para prevenir a gripe, por isso os grupos prioritários precisam continuar procurando as unidades de saúde para se imunizarem, principalmente as mulheres grávidas.  "Às vezes as grávidas não procuram a vacina por causa da falsa informação de que faz mal a elas, mas ao contrário, ela se imunizam e o bebê também ficará imunizado. A vacina e segura sim", alerta Antonio Gilberto de Carvalho. A meta estadual seria vacinar 80% da população de risco, mas a campanha já passou o índice de 2015, vacinando mais de 82% dos grupos prioritários em Santa Catarina.

Da info, dá para priorizar a etiqueta da tosse se não couber o resto

Gripe

A doença

A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C.

Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, o tipo A causa 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio do tipo B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais e, também, por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas. Em geral, essas são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e de mortes por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam doenças crônicas e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.

Transmissão

O vírus é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver até 8 horas em diversas superfícies tocadas frequentemente, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesões pulmonares, que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo.

Os vírus influenza circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão.

A transmissão ocorre principalmente em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

 

Etiqueta da Tosse

? Está gripado? Vale a pena seguir estes conselhos:

? Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar.

? Coloque o lenço usado no lixo.

? Se não tiver lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, pois elas são veículos de transmissão.

? Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando-as imediatamente.

? Lave as mãos com água e sabão frequentemente, secando-as com papel toalha descartável.

? Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe.

? Mantenha-se distante de locais com aglomerações de pessoas;

? Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos.