O sinal de alerta está ligado! Dois focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados em Três Barras durante essa semana. A informação é da secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental.

Análise em laboratório confirmou que as larvas encontradas em armadilhas no bairro Zilda Pacheco/Argentina, e também na localidade do Km 06/Barra Grande, eram do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Após a confirmação, os agentes de endemias do município realizaram uma força tarefa nas duas comunidades, visitando diversos imóveis em um raio de 300 metros dos locais em que estavam as armadilhas.

“Durante as visitas também fizemos a coleta de material em recipientes com água parada para posterior análise laboratorial e, ainda, a instalação de novas armadilhas por todo o município”, informa a coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Regiane Motelewicz.

A coordenadora lembra, no entanto, que as equipes têm encontrado resistência dos moradores não só para realizar as inspeções nas casas, como também para o repasse de orientações.

“É importante que a população nos auxilie nesta luta, que colabore com o nosso trabalho. Inclusive, denunciando através do fone (47) 3623-5228 locais em que há possíveis criadouros. O mosquito da dengue está por aí. O perigo é para todos, mas a prevenção também”, destaca.

Ainda de acordo com Regiane, as visitas e abordagens são feitas única e exclusivamente por profissionais identificados por colete e crachá, e que estejam portando material explicativo da campanha.

“Nossa orientação é para que a comunidade fique atenta e só receba, em suas casas, pessoas devidamente reconhecidas como agentes de endemias do município”, explica.

 

Cuidados importantes para a prevenção:

 

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

 

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

 

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

 

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

 

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

 

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

 

7 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

 

8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

 

9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

 

10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.