Município terá rodízio de farmácias da área central em plantão mês a mês, confira a relação para 2020

Começa nessa sexta-feira, dia 20, o rodízio de plantão das farmácias privadas no município. O Projeto de Lei que estabelece o atendimento em escalas de plantões entre as farmácias e drogarias do município foi aprovado em segunda votação na Câmara de Vereadores no dia 19 de novembro. Durante a primeira votação realizada em outubro houve ampla discussão do projeto de lei. O PL foi sancionado pelo prefeito no início de dezembro, e o sorteio para definir as escalas foi realizado no dia 13 de dezembro.
O projeto estabelece regime de rodízio entre as farmácias do município, pois nenhum estabelecimento se comprometeu a abrir 24 horas depois da mudança do horário de funcionamento da Farmácia Vital, que passou a atender em horário comercial até as 20h. A Farmácia Nissei e a Rede Hiperfarma atendem com horários estendidos até a meia-noite. Lei federal determina o funcionamento de farmácias privadas, em sistema de rodízio, para que o atendimento seja garantido, mesmo que em regime de plantão, 24 horas por dia.
O sistema de rodízio funcionará por escala, com horário denominado para o Plantão das 20h às 8h, de segunda a sábado, e 24h aos domingos e feriados. Os estabelecimentos podem optar por utilizar sistemas de campainhas, telefones, interfones ou porta gradeada para o atendimento. "O paciente com prescrição médica atendido na UPA ou hospital Santa Cruz que precisar, especialmente gestante, pode ligar que será atendido pela farmácia plantonista", explica a secretária de saúde, Zenici Dreher.
Com o PL fica obrigatória a divulgação dos estabelecimentos plantonistas por todas as Farmácias e Drogarias do município. A tabela com nomes, endereços e telefones, em local de fácil visualização deverá estar fixado nas farmácias. "A orientação é que todas as farmácias possam afixar em suas portas qual farmácia estará de plantão para garantir atendimento aos consumidores", garante Zenici.
Os serviços de emergência e urgência continuam sendo realizados pelo município, através da Unidade de Pronto Atendimento. "Lembrando que a UPA 24horas está de portas abertas para casos de urgência e emergência", observa a secretária que explica ainda o motivo pelo qual o Município não mantém farmácia pública 24 horas: "porque dispender medicação é atribuição exclusiva de farmacêutico e não temos equipe suficiente para o plantão. É por isso que temos a UPA 24horas. Inclusive os pacientes, quando necessário, são medicados na própria unidade de saúde quando se trata de medicamentos de responsabilidade do município. Porém, é direito dos cidadãos o acesso 24h por dia aos medicamentos prescritos também em farmácias privadas".

Confira a relação para 2020

Divulgação/