Técnicos da Vigilância Sanitária está percorrendo estabelecimentos comerciais para passar informações

Edinei Wassoaski

CANOINHAS
 
Desde sexta-feira, 14, lugares fechados com grande movimento como bares e boates estão proibidos de abrir para o público por portaria emitida pela Delegacia Regional de Polícia. A medida visa prevenir contra o vírus H1N1. O Fórum da Comarca também restringiu o atendimento externo pelo mesmo motivo.
Segundo o delegado Rui Orestes Kuchnir, só receberão autorização para abrir locais vistoriados pela Secretaria de Saúde e que comprovem serem bem ventilados. Aqueles que insistirem em abrir sem autorização serão multados. A portaria vale até o dia 28, mas pode ser prorrogada.
Técnicos da Vigilância Sanitária já visitaram mais de 200 estabelecimentos comerciais orientando empresários e comerciantes sobre medidas preventivas contra a gripe.
A gerência de Saúde liberou o medicamento Tamiflu para hospitais e postos de saúde. Com a descentralização, caso o médico receite o medicamento que tem eficácia nas primeiras 48 horas de contaminação, é disponibilizado ao paciente no momento da consulta.
 
UNIÃO DA VITÓRIA TEVE 2 ÓBITOS
 
A 6.ª Regional de Saúde de União da Vitória confirmou na sexta-feira, 14, 11 casos de H1N1 na região de União da Vitória-PR, a 70km de Canoinhas. De acordo com a Regional, o resultado veio de 24 exames do Laboratório Central de Curitiba (Lacen). Treze casos foram descartados e dois óbitos confirmados como sendo consequência do novo vírus. Os pacientes com casos confirmados estão sendo monitorados e passam bem.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Porto União, cidade catarinense vizinha de União da Vitória, as equipes de saúde monitoram 50 casos de suspeita da nova gripe. Os exames dos pacientes foram enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Florianópolis. Até o fechamento desta edição, nenhum exame havia retornado para o município.
Em SC há 58 óbitos sendo investigados e 10 confirmados como motivados pelo H1N1. Oito óbitos foram descartados. Há 1.269 casos sendo investigados, com 161 confirmados e 288 descartados até ontem.
Entre as novas medidas para o enfrentamento da Gripe no Estado está a determinação de que toda Secretaria de Desenvolvimento Regional deverá ter plantão permanente, 24 horas, de um profissional de Vigilância Epidemiológica.
Atualmente, cerca de 50 municípios já dispõem de Unidades de Referência para o atendimento de pacientes com doenças respiratórias e síndrome gripal.
 
SINTOMAS
A Gripe A é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.