Instituição informou que está providenciando equipamentos e contato com hospitais, enquanto aguarda readequação da área
Canoinhas - O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) aguarda liberação da Vigilância Sanitária para a readequação da área que vai receber a esperada Agência Transfusional em Canoinhas. O retorno do Hemosc na cidade é uma reivindicação da região desde o fechamento do posto de coleta de sangue, em janeiro do ano passado.
Ofício assinado pela diretora geral do Hemosc, Denise Linhares Gerent, pela gerente técnica Patrícia Carsten e pelo gerente administrativo Edson de Amorim foi encaminhado à Câmara de Vereadores de Canoinhas, na última semana, em resposta a requerimento enviado pela edilidade.
Eles informaram que o projeto de reforma e adequação da área para instalação da Agência Transfusional do Hemosc no Hospital Santa Cruz de Canoinhas encontra-se para avaliação e aprovação na Vigilância Sanitária. Ele já havia sido apresentado, mas acabou necessitando de adequação, e por isso, o Hemosc ainda não tem previsão para essa liberação.
A instituição informou que, enquanto aguarda a consecução das readequações físicas, está providenciando as demais medidas necessárias. Informou que já providenciou as solicitações de aquisição de equipamentos e materiais, que são realizadas pela Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece) e não requerem licitação, tornando o processo mais ágil. A direção informou, contudo, que até o momento só houve o repasse de parte do investimento necessário a esta implantação.
A direção disse ainda que está realizando o contato com os hospitais da região do Planalto Norte, de modo a planejar e organizar a distribuição de sangue a essas instituições. "Uma vez aprovado o projeto e estimado o prazo de conclusão da obra, o Hemosc pretende iniciar a contratação dos recursos humanos necessários, pois os mesmos necessitarão de treinamento adequado, que será realizado no Hemocentro Regional de Joinville e no Hemocentro Coordenador em Florianópolis", informou também, por meio do ofício.
A Câmara recebeu a resposta com otimismo, uma vez que já encaminhou vários requerimentos solicitando informações nesse último ano, e esta posição trouxe mais perspectivas de conclusão. "Acredito que diante desta resposta, essa novela terá um fim. Fiquei feliz com a resposta, e pelo menos agora nós temos uma referência, nós temos um norte para essa reivindicação", disse a vereadora Norma Pereira.
O vereador Wilmar Sudoski declarou que, conforme informações que recebeu também nos últimos dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a aquisição dos equipamentos, e acredita que a Agência Transfusional possa entrar em funcionamento ainda este ano. "É uma notícia importante, de uma reivindicação que fizemos ao longo de todo esse ano e agora estamos tendo um posicionamento mais claro e mais firme em relação a isso".
Deixe seu comentário