Destinação de recursos ocorrerá a partir de convênio entre prefeitura e fundação

TRÊS BARRAS - A Fundação Hospitalar de Três Barras vai contar, em breve, com uma ala psiquiátrica "Serviço Hospitalar de Referência" para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

 O projeto será viabilizado por meio de convênio com a Prefeitura de Três Barras, que fará o repasse no valor de R$ 100 mil para a construção do espaço. O convênio foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores na semana passada e deve ser sancionado pelo prefeito, Luiz Shimoguiri, nos próximos dias.

A implementação da unidade se faz necessária devido à ausência desse serviço não só no município, mas em toda região, exigindo que os pacientes se desloquem para hospitais de outras cidades. Desta forma, o investimento será passado para Fundação Hospitalar de Três Barras, que deverá adequar uma área com estrutura para comportar essa nova ala especifica para a psiquiatria, que será na parte térrea do hospital.

De acordo com a diretora administrativa da Fundação Hospitalar de Três Barras, Luciane Weinfurter, o atendimento de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais e usuários de álcool, crack e outras drogas já vem ocorrendo, porém, na Ala Geral da instituição, não oferecendo um ambiente desejado pela equipe. "Os pacientes já estão sendo atendidos pela equipe técnica profissional formada por médico clínico, psiquiatra, psicóloga, assistente social, enfermeira e técnicos de enfermagem. Com a construção da ala psiquiátrica, o atendimento vai ser adequado com seis leitos, sala para recreação e terapias e um jardim, além de todos os serviços de suporte que completam a ala, garantindo um atendimento ainda mais seguro, com ambiente humanizado e especifico para suas necessidades", adianta.

Conforme a lei que cria o convênio, o repasse poderá ser liberado parceladamente e, após o recebimento dos valores, a entidade deverá apresentar, em 30 dias, prestação de contas da parcela recebida. Ainda há possibilidade que o recurso seja suplementado, caso necessário.