Até sete pessoas poderão ser beneficiadas com a doação

Na tarde de terça-feira, 21, a Comissão Hospitalar de Transplante (CHT) do Hospital Santa Cruz de Canoinhas realizou mais uma captação de órgãos, desta vez com a assessoria da equipe de Florianópolis.

Até sete pessoas poderão ser beneficiadas com os órgãos captados no HSCC. Rins, fígado e córneas foram doados graças à consciência de uma família, que mesmo no seu momento de maior dor, autorizou o transplante que poderá salvar muitas outras vidas.

Os dados da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina - SC Transplantes - de julho de 2018, apontam 323 pessoas aguardando por um transplante de rim, 24 pessoas por um fígado e 55 pessoas por córnea. Somando com outros órgãos, a fila de espera por transplantes no Estado conta com 469 pessoas. Segundo Karin Adur da CHT do Hospital Santa Cruz, estes dados só ressaltam a importância de informar a família sobre o desejo de doar: "Muitas vezes temos casos favoráveis à doação de órgãos, e não conseguimos a autorização dos familiares. Isso porque o momento é de extrema dor e sofrimento, o qual torna difícil a compreensão e aceitação do real benefício do gesto. Por isso é tão importante deixar dito à família o desejo de doar. Não basta ser doador sem reforçar com a família, porque somente o familiar de primeiro grau poderá autorizar", explica Karin.

Esta é a terceira captação de órgãos realizada no Hospital Santa Cruz no ano de 2018. Em setembro, a entidade realizará a 2ª Pedalada "Sou Doador", que visa conscientizar a importância de ser doador de órgãos e salvar vidas.