O campo de atuação dos profissionais formados na área de alimentos cresce e se diversifica à medida que a cadeia produtiva também se fortalece e se especializa. Para discutir as possibilidades de atuação nesta área, o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza o 2º Workshop de Ciência e Tecnologia de Alimentos, nos dias 21 e 22 de setembro, com o tema "A área de alimentos e suas possibilidades".

Nas duas noites, o Workshop terá cinco palestras e uma mesa-redonda com profissionais de empresas alimentícias e pesquisadores. "O nosso objetivo é abordar temas relevantes e realizar discussões em relação à formação e à atuação do profissional da área de alimentos, com enfoque nas suas possíveis atuações no mercado de trabalho, como também possibilitar a interação dos estudantes com profissionais atuantes na área, através de relatos de suas experiências e discussão de temas atuais da ciência e tecnologia de alimentos", explica professora Ana Carolina Moura de Sena Aquino.

O evento está sendo organizado pelo curso superior de tecnologia em Alimentos e é aberto a alunos dos cursos técnicos em Alimentos e Agroindústria e à comunidade. O credenciamento dos interessados será feito no primeiro dia do evento (21), às 18h30. Na sequência, serão realizadas as três primeiras palestras, sobre "Atuação profissional na indústria de alimentos", com Vanessa Maria Gervin, da empresa Da Magrinha; "Alergênicos e o desafio da indústria de alimentos", com Aline Aparecida de Lima e Laiz de Fátima Muehlbauer, da Fricasa Alimentos S/A; e "Controle de qualidade numa indústria de laticínios", com Mary Ângela Pereira Gach, da Indústria e Comércio de Laticínios Anila Ltda.

Já no dia 22, acontecem as palestras sobre "Atuação do estagiário da área numa indústria de alimentos", com Marina Rafaela Ruthes e Rhaine Nayra Mocelim, do Moinho Catarinense, e "Biotecnologia: leveduras na produção de cerveja", com a mestranda em Biotecnologia Industrial pela Universidade Positivo, Fernanda Gabriela Fregonesi.

Para encerrar o evento, os profissionais Daniel Uba, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Eliane de Fátima Villa Lobos Strapasson, do Conselho Municipal de Turismo de Mafra-SC; Eder Motta, da Bier Herr Cervejaria Artesanal; e João Rodrigo Iagher, da Fricasa Alimentos S/A, formam a mesa-redonda que vai tratar das "Possibilidades de atuação do profissional da área de alimentos".

 

Programação

21 de setembro de 2016 (Quarta-feira)

18h30 Credenciamento

19h Vanessa Maria Gervin (Empresa Da Magrinha)

Palestra | Atuação profissional na indústria de alimentos.

20h Aline Aparecida de Lima e Laiz de Fátima Muehlbauer (Fricasa Alimentos S/A)

Palestra | Alergênicos e o desafio da indústria de alimentos.

21h Coffee Break

21h30 Mary Ângela Pereira Gach (Indústria e Comércio de Laticínios Anila Ltda)

Palestra | Controle de qualidade numa indústria de laticínios.

 

22 de setembro de 2016 (Quinta-feira)

19h Marina Rafaela Ruthes e Rhaine Nayra Mocelim (Moinho Catarinense).

Palestra | Atuação do estagiário da área numa indústria de alimentos.

19h40 Fernanda Gabriela Fregonesi (Mestranda em Biotecnologia Industrial pela Universidade Positivo-PR)

Palestra | Biotecnologia: leveduras na produção de cerveja.

20h40 Coffee Break

21h Daniel Uba (EPAGRI-SC), Eliane de Fátima Villa Lobos Strapasson (Conselho Municipal de Turismo de Mafra-SC), Eder Motta (Bier Herr Cervejaria Artesanal) e João Rodrigo Iagher (Fricasa Alimentos S/A)

Mesa redonda | Possibilidades de atuação do profissional da área de alimentos.