Dr. Tadeu Kurpiel Junior é o mais novo integrante da equipe Apoca

CANOINHAS ? ?Exemplo de persistência, coragem e dinamismo, tenho certeza que o dr. Tadeu será a pessoa ideal para resolver questões judiciais envolvendo nossos pacientes?. Foi assim que a diretora da Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região (Apoca), Marciana Salai, comemorou o ingresso do advogado Tadeu Kurpiel Junior na equipe Apoca.

Marciana tem motivos de sobra para comemorar. Não são poucos os casos em que a equipe Apoca esbarra em questões legais a fim de garantir ao paciente oncológico o que a Lei lhes garante.

De acordo com a constituição, é garantido a todo cidadão brasileiro, o direito à saúde. ?...é dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação?. Mas esses direitos, em boa parte dos casos, ficam somente no papel. Ainda de acordo com a Constituição, é dever da União fornecer medicamentos para portadores de doenças de alta complexidade. É dever do Estado, a medicação dos portadores de doenças de média complexidade e ao município, cabe o medicamento básico.

A União e o Estado, no entanto, não cumprem com seu papel. ?É aí que entra o trabalho de um advogado, fazer valer nossos direitos?, frisa Marciana.

 

VITÓRIA

Kurpiel, que enfrentou com vitória, um câncer anos atrás, sabe da luta que se trava para garantir o mínimo de consideração por parte dos governos. Desde quarta-feira, 28, Kurpiel assumiu o compromisso de, regularmente, prestar assistência jurídica aos pacientes da Apoca. ?Entre a questão orçamentária e a vida de uma pessoa, o judiciário, opta pela vida?, explica Kurpiel, se referindo a uma possível ação na Justiça para garantir os direitos dos pacientes.

Kurpiel destaca que sempre quis prestar serviço a uma entidade como a Apoca e que o momento é agora. ?A burocracia, embora necessária, dificulta as coisas. É aí que me disponho a ajudar?, frisou.

?Muito mais que a contribuição burocrática, o dr. Tadeu se coloca como um exemplo de perseverança e vitória aos nossos pacientes?, conclui Marciana.