Buscar alternativas para cada vez prestar melhor atendimento aos catarinenses, é uma constante do governo Luiz Henrique da Silveira/Eduardo Pinho Moreira.
Buscar alternativas para cada vez prestar melhor atendimento aos catarinenses, é uma constante do governo Luiz Henrique da Silveira/Eduardo Pinho Moreira. E a busca por eficiência e eficácia no atendimento de Saúde, levou o Governo a encetar parceria com o Ministério da Saúde para, através da união de Secretarias de Desenvolvimento Regional e seus municípios, implantar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência ? SAMU 192.
Assim, na manhã da última terça-feira o gerente Regional de Saúde da Secretaria Regional de Mafra, Álvaro José Weber, esteve reunido com representantes das Regionais de Joinville e Jaraguá do Sul, para os acertos finais da implantação dos serviços nos sete municípios compreendidos entre Campo Alegre e Monte Castelo.
Durante a reunião, ficou decidido que na Regional de Mafra, o município sede ficará com o serviço Avançado do Samu 192, que requer local apropriado, profissionais habilitados e uma ambulância estilo ?D? ? Suporte Avançado (UTI Móvel), e os municípios de Rio Negrinho e Itaiópolis ficarão com uma ambulância tipo ?B? ? Atendimento Básico.
Assim, a população dos municípios abrangidos pela 25ª Secretaria de Estado, poderão solicitar atendimentos emergenciais através do telefone 192, sendo que as equipes se encaminharão até o Posto de Saúde ou de atendimento mais próximo. No caso, a ambulância e os profissionais de Rio Negrinho, prestarão atendimento também aos municípios de Campo Alegre e São Bento do Sul, e a de Itaiópolis aos municípios de Papanduva e Monte Castelo, ficando a ambulância do Suporte Avançado, de prontidão para buscar pacientes que não possam receber atendimento em seus municípios. A ambulância de Suporte Avançado, também prestará atendimento a municípios da Regional de Canoinhas.
No pacote que envolve as Regionais de Mafra, Canoinhas, Joinville e Jaraguá do Sul, estarão sendo beneficiadas com atendimento médico emergencial móvel, 1.073.764 pessoas, numa ação conjunta entre Governo do Estado, Ministério da Saúde e Municípios.
Para que o SAMU 192 possa ser implantado já nos primeiros meses do ano vindouro, as quatro Regionais estão elaborando um projeto conjunto, que será apresentado em Florianópolis já na próxima semana, e encaminhado ao Ministério da Saúde até o dia 20 de dezembro.
Conheça o serviço:
O atendimento pré-hospitalar móvel pode ser definido como a assistência prestada, em um primeiro nível de atenção, aos portadores de quadros agudos de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, quando ocorrem fora do ambiente hospitalar, podendo acarretar sofrimento, seqüelas ou mesmo a morte.
Em conjunto com ambulâncias do Corpo de Bombeiros e Polícia, o SAMU tem um forte potencial ordenador de assistência, como forma de responder a todas as demandas de urgência, sejam elas no domicílio, no local de trabalho, em vias públicas ou onde o paciente vier a precisar do SUS.
Através do atendimento rápido a quadros agudos de natureza traumática e clínica, com o envio de ambulâncias de suporte básico e avançado (UTIs Móveis) com equipes de Saúde, se pretende diminuir significativamente o número de mortes precoces.
Na Central Avançada, que no caso ficará em Mafra, o médico intervencionista fará a análise da complexidade dos casos e, em havendo necessidade de deslocamento a outros centros, a Central Reguladora, que ficará sediada em Joinville, imediatamente indicará o município e o Hospital para onde o paciente deverá ser levado, evitando filas e economizando tempo, garantindo o atendimento emergencial eficaz à população.
Destaca o gerente de Saúde Álvaro Weber, que além de prestar pronto atendimento aos pacientes, o SAMU vem contribuir, ainda, para o aumento da empregabilidade. ?Somente na Central Avançada, serão contratados três médicos, três auxiliares ou técnicos em enfermagem, e três condutores de ambulância, já na implantação do serviço, que funcionará 24 horas por dia?, destacou.
Para o secretário de Estado Lourenço Schreiner, a implantação do atendimento médico emergencial móvel na Regional de Mafra, virá contribuir em muito para desafogar os Pronto-Socorros da região e, ainda, para qualificar a dinamizar os serviços prestados à população. ?Temos a certeza de que os municípios caminharão juntos com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, e assim teremos uma comunidade melhor atendida no Sistema Único de Saúde?, aponta.
Deixe seu comentário