Unidade será referência para toda a região do Planalto Norte
MAFRA ? Foi inaugurado no sábado,
Em função da UTI Neonatal, foram contratados 47 novos servidores, de diversas áreas, para trabalharem nas novas instalações, que com seus cinco leitos de alto risco e quatro leitos de risco intermediário farão da Maternidade referência em alta complexidade na assistência em gestações de alto risco.
O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) participou da inauguração e em seu discurso falou sobre o processo de descentralização, explicando a importância de se oferecer serviços médicos de média e alta complexidade nos municípios do interior do Estado, e não apenas nos grandes centros, como Florianópolis. Segundo Luiz Henrique, foram investidos no município de Mafra, em seus cinco anos de Governo, mais de R$ 23 milhões.
O secretário de Desenvolvimento Regional, Deodato Raul Hruschka (PMDB), em seu pronunciamento, falou sobre a importância da UTI para todo o Planalto Norte, já que o serviço atenderá diversos municípios e criará uma referência no atendimento neonatal.
De acordo com o secretário de Infra-estrutura, Mauro Mariani, o Governo Luiz Henrique está recuperando o tempo perdido, fazendo investimentos na área da saúde, que por muito tempo ficou carente em toda a região. Frisou que apenas neste dia estavam acontecendo ações na área da saúde em três dos municípios que compõem a SDR Mafra, que foram Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
A Maternidade Dona Catarina Kuss é uma instituição pública administrada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, voltada para o atendimento obstétrico e Neonatal. Com o passar dos anos, desde sua inauguração em 15 de março de 1972, foi se tornando referência para a região do Planalto Norte Catarinense na assistência à gestante e ao recém-nascido de alto risco.
Atualmente a Maternidade conta com 174 funcionários, 31 leitos obstétricos e quatro leitos de neonatologia, com uma média de 120 nascimentos por mês. Foi a primeira instituição do Sul do Brasil a conquistar o título de ?Hospital Amigo da Criança?, em função do trabalho que realiza em seu banco de leite, incentivando o aleitamento materno. A instituição também possui em suas dependências um cartório de registro civil, para incentivar os pais a registrarem seus filhos logo após o nascimento, sendo ainda campo de estágio para universitários e estudantes na área da saúde.
Na ocasião, o governador aproveitou para anunciar oficialmente a vinda da Sadia para o município de Mafra. De acordo com informações fornecidas pela empresa, serão investidos no município aproximadamente R$ 700 milhões.
Deixe seu comentário