A pandemia da covid-19 freou os procedimentos cirúrgicos em todo o mundo, mas mesmo com as dificuldades, Canoinhas apresenta números significativos na área da saúde.

Até setembro deste ano, registramos 323 cirurgias gratuitas. Os procedimentos foram realizados por meio da contratação do Hospital Santa Cruz pela Secretaria de Saúde do Governo do Município que contabiliza ainda 6.523 consultas.

"Há alguns anos garanti à população que, enquanto eu fosse prefeito, não deixaria o hospital fechar as portas. Estamos investindo os recursos através da contratação do hospital", recorda o prefeito de Canoinhas, Beto Passos.

Foram realizadas cirurgias de ortopedia, de oftalmologia, geral, de urologia e de otorrinolaringologia. Além de consultas nestas áreas e em outras especialidades como vascular, coloproctologia, neurologia e anestesiologia.

Os contratos de prestação de serviços realizados entre a prefeitura de Canoinhas e o Hospital Santa Cruz estão proporcionando a realização dos mais diversos procedimentos cirúrgicos, como: prostatectomia, vasectomia, hemorroidectomia, colicistectomia (retirada da vesícula), herniorrafia e laqueadura.

 "Com a pandemia, entraram em vigor portarias e decretos estaduais que proibiram a realização de consultas e cirurgias eletivas. Isso acabou dificultando os processos e até mesmo a realização de mais procedimentos. Mas conseguimos avançar muito nas mais variadas áreas na saúde trabalhando com muita seriedade", pontua a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski.

O Município é gestor dos recursos públicos de saúde que são repassados ao hospital garantindo o atendimento gratuito e de qualidade às famílias. "Entre os serviços previstos está a realização de cirurgias e consultas. Nós contribuímos com o hospital pagando os serviços médicos da porta de entrada, médico de especialidades para dar suporte na UPA em plantões presenciais e de sobreaviso. A novidade é que além dos plantões presenciais de obstetrícia e pediatria, oferecemos a clínica médica e cirúrgica presencialmente e ortopedia semipresencial", completa a secretária Kátia.

Procedimentos realizados no Hospital Santa Cruz de Canoinhas: 323 cirurgias e 6.523 consultas

Dentre elas:

Cirurgia geral: 1017 consultas e 144 cirurgias

Ortopedia: 1835 consultas e 17 cirurgias

Oftalmologia: 105 cirurgias

Urologia: 540 consultas e 35 cirurgias

Otorrinolaringologia: 79 consultas e 8 cirurgias

Vascular: 264 consultas

Coloproctologia: 135 consultas

Neurologia: 328 consultas

Anestesiologia: 378 consultas

Pediatria

Há alguns dias o prefeito recebeu o projeto de estudo de viabilidade da construção do hospital infantil Santa Cruz de Canoinhas das mãos do presidente Reinaldo de Lima Junior e do coordenador médico Michael Ricardo Lang. "Somos parceiros do hospital e agora vamos apoiar mais esta causa", garante Passos.