Pelo mutirão de cirurgias eletivas do Estado, Irineópolis zera novamente fila de procedimentos de catarata
Assim que recebeu o diagnóstico de catarata, dona Henriqueta da Rosa Moreira, de 71 anos, foi até a Secretaria de Saúde de Irineópolis buscando entrar na fila para realizar exames e cirurgia. Ela só não imaginava que o atendimento seria tão rápido. Em menos de dois meses já foi chamada para consulta, e nesta quarta-feira, 6, acompanhada de outros seis pacientes segue até Joinville, onde passará pela cirurgia.
Esta já é a segunda vez que Irineópolis zera a fila de cirurgias da catarata. A ação foi possível graças ao mutirão de cirurgias eletivas do Governo do Estado, que viabiliza a realização de consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Doença que interfere no cristalino dos olhos e torna a visão opaca e turva, a catarata tem uma evolução lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro. Conviver com a doença não é algo fácil, pois os pacientes geralmente vêem as coisas de forma nublada, dificultando a realização de ações do cotidiano como dirigir, ler ou interpretar as expressões faciais das pessoas.
Para a secretária de Saúd de Irineópolis, Giseli Kempinski, o atendimento rápido e eficaz aos cidadãos é motivo de satisfação. "Em março dez pacientes do município realizaram cirurgia, hoje encaminhamos mais sete. Isso para nós é motivo de alegria e satisfação, porque estamos conseguindo zerar a fila em pouco tempo e contribuir com a qualidade de vida das pessoas", comenta.
Deixe seu comentário