Contratação de médicos deve ser efetivada ainda em fevereiro

Gracieli Polak

TRÊS BARRAS
Fechada desde 9 de dezembro por falta de médicos obstetras para atuar na instituição, a Maternidade do Hospital Félix da Costa Gomes, de Três Barras, pode reabrir suas portas em breve. De acordo com o administrador do hospital, Osnei Adriano de Oliveira, atualmente a maternidade tem apenas uma obstetra, a única dos cinco que permaneceu no Hospital, situação que será revertida com a contratação de novos profissionais nos próximos meses. “A prefeitura está contratando médicos para atuar nos Postos de Saúde e na Maternidade, dois obstetras, quantidade que possibilita a reabertura da Maternidade”, diz.
Como o CN noticiou na edição de 22 de janeiro, a prefeitura de Três Barras recebe inscrições hoje para as vagas em diversas especialidades.  Outro edital também lançado pela prefeitura para contratação de médicos e outros profissionais de saúde encerra as inscrições na terça-feira, 2, com oportunidades para ginecologia e obstetrícia. No caso destas especialidades a carga horária semanal é de 40 h, justamente para que haja trabalho concomitante com a Maternidade.
De acordo com a gerente de saúde de Três Barras, vereadora Siomara Muhlmann Corrêa (PP), a previsão é de que a unidade seja reaberta logo na segunda quinzena de fevereiro. “Nós agilizamos o processo e também estamos contratando pediatras, justamente para atuar na maternidade”, ressalta.
RECONHECIMENTO
As gestantes em trabalho de parto do município desde dezembro, segundo Oliveira, foram encaminhadas inicialmente para Mafra, mas, para diminuir a distância, estão sendo encaminhadas para Canoinhas. A Maternidade do Hospital Félix da Costa Gomes já recebeu diversos prêmios de reconhecimento pelos serviços prestados, como o Galba de Araújo, concedido pelo Ministério da Saúde para apenas outras quatro maternidades em todo País em 2002.