Próstata e Mama serão os tipos mais comuns, informa Inca

Gracieli Polak

CANOINHAS
Dois em cada mil brasileiros serão diagnosticados com câncer em 2010, alertou o Instituto Nacional do Câncer (Inca) na terça-feira, 24, ao lançar as estimativas de incidência da doença em todo o País. Segundo a entidade, cerca de 500 mil pessoas descobrirão que têm câncer, 52% delas mulheres. A Estimativa, produzida pelo Inca a cada dois anos, parte de informações coletadas pelos Registros de Câncer de Base Populacional existentes. Em 2010, o caso mais incidente será o câncer de pele não-melanoma, com 113.850 casos. Logo em seguida vêm os tumores de próstata (52.350), mama feminina (49.240), cólon e reto (28.110) e pulmão (27.630).
De acordo com o relatório, para grupos de cem mil catarinenses, 70 desenvolverão câncer de próstata, o mais incidente entre os homens, junto com traqueia, brônquio e pulmão. Nas catarinenses, a maior incidência será de câncer de mama (130 casos para cada cem mil), seguido de cólon e reto (60).
Na região, segundo a Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas (Apoca), a tendência deve ser seguida em relação aos tipos mais incidentes. Até o mês passado a entidade atendia a 228 casos ativos e, destes pacientes, 44 eram tumores de mama, 42 de pele e 29 de língua, boca, garganta, laringe e faringe. Em estatística realizada em abril, o câncer de pele era o mais incidente, seguido pelo câncer de mama.
PREVENÇÃO: MELHOR REMÉDIO
 A detecção da doença em estágio avançado é uma das situações combatidas pelas entidades ligadas á prevenção dos pacientes, mas ainda é uma barreira cultural. “É preciso vencer o medo do câncer. Se você encontra algum sinal de que alguma coisa está errada, precisa buscar ajuda porque esperar não adianta nada”, diz Cristiane Arrabar, da Apoca, que destaca a campanha realizada pela entidade para vencer o preconceito com a doença e estimular a prevenção. “Ainda é o melhor remédio e tem muitos mecanismos para isso. A Rede Feminina de Combate ao Câncer é um exemplo disso”, destaca.
Hoje a Apoca promove sua festa de confraternização anual, com a palestra de Elis Rejane Busanelo, voltada para a motivação dos pacientes com câncer. Aberta ao público, a participação da palestrante –que também passa pela recuperação de um câncer- está marcada para as 14h30, no salão de eventos da Igreja Matriz Cristo Rei.