Lei federal determina o funcionamento de farmácias privadas, em sistema de rodízio, para que o atendimento seja garantido
Inicia na sexta-feira, dia 20, o rodízio de plantão das farmácias privadas em Canoinhas. Lei federal determina o funcionamento de farmácias privadas, em sistema de rodízio, para que o atendimento seja garantido, mesmo que em regime de plantão, 24 horas por dia.
O Município regulamentou o sistema de plantão das farmácias e drogarias em Canoinhas. E realizou sorteio da ordem que as farmácias deverão estar em plantão.
Até agora, as farmácias e drogarias trabalhavam em horários diversos, porém não garantiam a cobertura 24h por dia, inclusive sábados, domingos e feriados.
"O paciente com prescrição médica atendido na UPA ou hospital Santa Cruz que precisar, especialmente gestante, pode ligar que será atendido pela farmácia plantonista", explica a secretária de saúde, Zenici Dreher.
Quando estiver de portas fechadas, toda farmácia será obrigada a ter na porta os números do plantão para atendimento também. "A orientação é que todas as farmácias possam afixar em suas portas qual farmácia estará de plantão para garantir atendimento aos consumidores", garante Zenici.
"Lembrando que a UPA 24horas está de portas abertas para casos de urgência e emergência", observa a secretária que explica ainda o motivo pelo qual o Município não mantém farmácia pública 24 horas: "porque dispender medicação é atribuição exclusiva de farmacêutico e não temos equipe suficiente para o plantão. É por isso que temos a UPA 24horas. Inclusive os pacientes, quando necessário, são medicados na própria unidade de saúde quando se trata de medicamentos de responsabilidade do município. Porém, é direito dos cidadãos o acesso 24h por dia aos medicamentos prescritos também em farmácias privadas".
Foi definida uma área central que dispõe de farmácias e drogarias que participarão do sistema de rodízio.
Segue para o conhecimento da população o cronograma válido até 19 de dezembro de 2020:
Deixe seu comentário