Pacientes realizaram procedimento no Hospital São Luiz de Campo Alegre
Centenas de cidadãos da região acometidos pela catarata, muitos que aguardavam por uma cirurgia há anos, puderam realizar o procedimento que permite a recuperação da visão. Nos últimos dias, o Hospital São Luiz de Campo Alegre recebeu pacientes do Planalto Norte catarinense e de outros municípios em um mutirão de cirurgias eletivas de catarata.
A iniciativa foi resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde com os municípios, pleiteada pelo colegiado de secretários de Saúde da região, com o objetivo de zerar a fila de espera para esse procedimento. Com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, o mutirão foi coordenado pela Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, que agora incorpora a Regional de Canoinhas, e que realizou a distribuição nos dias programados. As Secretarias Municipais de Saúde, por sua vez, se responsabilizaram pelo transporte dos pacientes. Profissionais de saúde dos municípios acompanharam esses grupos, prestando assistência e orientações.
O mutirão em Campo Alegre começou a ser realizado na segunda-feira, 5, e seguiu até esta quarta, 15, contemplando pacientes de 17 municípios da região Norte/Nordeste de Santa Catarina, com uma média de 160 atendimentos por dia.
Fim da espera
No primeiro dia de mutirão, um grupo de dez pacientes de Irineópolis foi até Campo Alegre para realizar o procedimento. Na mesma semana, eles já fizeram a consulta de retorno.
No dia 8, foi a vez de um grupo de 23 pacientes de Três Barras serem encaminhados para o procedimento. No domingo, 11, outros 50 puderam realizar a cirurgia. Segundo o Município, dos 73 tresbarrenses com indicação cirúrgica, alguns aguardavam pelo processo havia quatro anos, e agora a fila pôde ser zerada.
Também no domingo, 40 pacientes de Canoinhas realizaram a cirurgia e outros 20 procedimentos foram realizados na segunda-feira, 12. A Secretaria de Saúde do Município informou que, em contato com todos os pacientes que estavam na fila, alguns optaram por não realizar o procedimento em Campo Alegre porque preferem aguardar pela cirurgia em Canoinhas, mas como foi oferecida esta oportunidade a eles, o Município considera zerada a fila de espera.
Também foram atendidos, no mesmo mutirão, pacientes dos municípios de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Itaiópolis, Jaraguá do Sul, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Schroeder.
Além do procedimento cirúrgico, os pacientes tiveram direito a consulta pré-operatória, exames e colírios. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o valor de cada cirurgia é de R$ 771,60, conforme tabela do SUS, mais R$ 250 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor foi custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde.
"É gratificante realizar o atendimento de pacientes que aguardam na fila de espera. Após o procedimento cirúrgico ainda temos a oportunidade de presenciar a alegria dos pacientes pela recuperação da visão. Parabenizamos a equipe que realizou os procedimentos cirúrgicos, além de todos os profissionais do Hospital São Luiz pela organização e prestatividade", declarou a gerente de Saúde da ADR Mafra, Marlete Arbigaus.
Catarata
A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos, torna a visão opaca e turva. Pacientes geralmente veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro.
Deixe seu comentário