Serão recolhidos materiais que podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito, como embalagens vazias, lonas, entre outros

Para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya e evitar casos da doença no município, a Secretaria de Irineópolis inicia nesta semana os mutirões contra o mosquito. A ação será realizada na quinta-feira,20, no bairro Valões, na sexta-feira no bairro Aparecida e em 28 de fevereiro no Jardim Brand e São Francisco.

Durante os mutirões, serão recolhidos materiais que podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito, como embalagens vazias, lonas, entre outros. "Os materiais deverão ser colocados em frente às residências para que uma equipe da prefeitura faça o recolhimento. Durante o final de semana também serão disponibilizadas caçambas para o descarte de entulhos, pneus e recicláveis", explica a agente de combate a endemias, Paola Nigrin. 

A Secretaria de Saúde realiza monitoramento constante dos indicadores de infestação do mosquito. Atualmente há 23 armadilhas no perímetro urbano, duas em São pascoal e duas em Poço Preto que indicam semanalmente o aumento ou não da presença do vetor. Em 2020, mais de 90 municípios catarinenses foram considerados infestados, entre eles Irineópolis, que em 2019 registrou 73 focos do mosquito.