Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas (UPA) irá priorizar os casos de urgência e emergência
Em 2018, a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas (UPA) realizou mais 150 mil procedimentos. Para organizar o fluxo e garantir que os casos de urgência e emergência tenham prioridade, a Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas passou a seguir as regras de atendimento do Ministério da Saúde neste ano.A ordem de chegada não é mais a ordem de atendimento. O paciente que chegar será recebido pela recepcionista, logo na sequência passará por avaliação de um enfermeiro e será classificado pela avaliação do profissional baseado em critérios técnicos e de acordo com as queixas do paciente. A pessoa receberá uma pulseira que identificará o tempo máximo previsto de espera - lembrando que o paciente poderá ser reclassificado.
"Além de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendimento que não a ordem de chegada, a classificação de risco vai garantir o atendimento mais rápido ao canoinhense com grau de risco elevado e ao mesmo tempo informar ao paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera que é definido em portaria do Ministério da Saúde. Ou seja queremos dar segurança aos pacientes e aos profissionais para o atendimento em tempo seguro a fim de evitar a piora no quadro clínico", explica Zenici Dreher, secretária de Saúde.
As modificações estão sendo gradativas e foram anunciadas no início do ano. Além da classificação de risco, outra novidade na UPA é o prontuário eletrônico. "A implantação está trazendo resistência e algumas dificuldades, mas todos serão beneficiados em longo prazo. O sistema está sendo implantado nas unidades de saúde e logo todos estarão integrados. Assim o médico da UPA conhecerá o histórico do paciente e os profissionais da Unidade Básica de Saúde conhecerão as situações de emergência que por ventura um paciente tiver passado", comenta Zenici.
A secretária lembra que é de conhecimento do Governo o fato de as unidades de saúde não estarem 100%. "Quando assumimos havia cobertura de 39% de Estratégia de Saúde da Família em Canoinhas. Algo irrisório e muito criticado nas esferas estadual e federal. Tivemos inclusive equipes fantasmas cadastradas há 15 anos. Hoje temos 57% de cobertura real. Crescemos quase 50% desde 2017, mas ainda precisamos avançar", comenta Zenici.
A secretária lembra que Canoinhas está investindo e inovando com ações de curto, médio e longo prazo. "Toda mudança gera desconforto, mas em breve a população vai notar os resultados positivos desta proposta", avalia.
Saiba quando procurar a UPA
Atendimento de urgência e emergência 24h, todos os dias.
Tipo de atendimento: acidentes automobilísticos, ferimento por arma de fogo ou branca, fraturas, pressão e febre alta, cortes, infarto, derrame, falta de ar intenso (dispneia), queimadura, quedas, afogamento, picada ou mordida de animais venenosos, entre outros.
A unidade está diretamente ligada às ocorrências SAMU 192 e ao Corpo de Bombeiros 193.
Saiba quando procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS)
Porta de entrada de todos os serviços SUS. Primeiro lugar a procurar atendimento SUS.
Tipo de atendimento: consultas de rotina, unha encravada, dor de ouvido, dor na coluna, febre, vômito e diarreia, injeções, curativos, retirada de pontos, renovação de receitas, trocas de sondas, nebulização, pré-natal, acompanhamento de hipertensão e diabetes, entre outros.
A unidade está direta e indiretamente ligada a todos os serviços SUS.
Deixe seu comentário