Litotriptor por raio X, equipamento que fragmenta cálculos renais, funcionará em Canoinhas

Gracieli Polak

CANOINHAS

 

Uma inovação no tratamento de cálculos renais ? as chamadas pedras nos rins, que atingem também bexiga e ureteres - passará a funcionar em Canoinhas a partir do mês de setembro. Os médicos urologistas Wagner Pelagio e Juliano Brasil, em conjunto com o ginecologista Guilherme Ocker, estão trazendo para a região um Litotriptor por raio x, equipamento que fragmenta os cálculos por ondas de choque e os reduz em pedaços pequenos, que são eliminados espontaneamente pela urina.

Segundo o urologista Wagner Pelagio, o procedimento é uma alternativa para eliminar os cálculos de uma forma mais simples, rápida e segura. ?O paciente tem eliminação espontânea do cálculo, mas não corre riscos de saúde e diferente do que acontece com a cirurgia, não há internação?. Ele explica que a litotripsia extra corpórea é um procedimento de alta complexidade, mas o risco para o paciente é praticamente nulo, porque substitui a intervenção cirúrgica para a retirada dos cálculos, facilitando a vida dos pacientes, que não passam por procedimento drástico, como é a cirurgia, e nem pelas limitações do período pós-cirúrgico.

De acordo com o urologista, o procedimento propicia uma recuperação mais rápida e é uma solução imediata para o problema, que atinge parcela significativa da população.

 

ACESSIBILIDADE

Pelagio afirma que desde a cidade de Porto União até Joinville, não há nenhum outro equipamento como esse que funcionará em Canoinhas. Os pacientes geralmente são encaminhados para Curitiba ou Joinville, superlotando o atendimento nestas cidades. Segundo o médico, o procedimento é bastante acessível à população, com cobertura de grande parte dos planos de saúde e convênios. Convênios com secretarias de saúde dos municípios da região também serão firmados para que os pacientes do Planalto Norte do Sistema Único de Saúde  tenham acesso ao procedimento.