Alunos supervisionados diretamente por profissionais do Curso de Psicologia da UNC vão atender pacientes canoinhenses

O crescimento da demanda de atendimento psicológico em Canoinhas fez com que o Município e a Universidade do Contestado apresentassem proposta de parceira. Alunos supervisionados diretamente por profissionais do Curso de Psicologia vão atender pacientes canoinhenses do Sistema Único de Saúde.

O projeto foi apresentado na manhã de sexta-feira, 28, na reunião rede de atenção à saúde do Município. Dentre todos os assuntos pautados, a psicóloga Jaqueline Conceição, coordenadora do curso de Psicologia da UnC, falou sobre a ideia e colocou os consultórios à disposição. 

Todo atendimento será supervisionado por um professor. Serão 15 acadêmicos trabalhando no projeto que contemplará quase 100 pacientes por ano. 

Os atendimentos serão realizados em parceria e será respeitada a lista de espera do Sistema de Regulação (Sisreg), a porta de entrada SUS e lista de espera. 

"Canoinhas aderiu ao, Sisreg, pois a demanda aumenta a cada dia e desta forma regulamos o acesso gratuito do SUS; e a proposta da parceria com a UNC é a ampliação do acesso ao serviço de psicologia", explica a Secretária de Saúde, Katia Oliskowki. 

  A parceria ainda será analisada neste mês pelo Conselho de Saúde para ser efetivada e os atendimentos iniciarem. 

Outras pautas 

A reunião de redes compõe o calendário de ações da Saúde de Canoinhas. É realizada mensalmente e conta com participantes de todos os serviços do SUS para assuntos em destaque.

Outras pautas foram abordadas no encontro também. A Assistente Social Zenici apresentou as propostas sobre o Autismo que envolve a carteira de Identificação, o acesso prioritário, identificação dos ambientes com a fita quebra-cabeça, a caminhada que será realizada em abril e as demais adequações necessárias.