Vítima, um paciente de 38 anos, tinha histórico de patologia pulmonar e faleceu no domingo, 11, no hospital São Vicente de Paulo, em Mafra

Nesta terça-feira, 12, foi confirmado pelo Lacen (Laboratório Central do Estado de Santa Catarina), o primeiro óbito causado pela COVID-19 no município de Papanduva. A vítima, um paciente de 38 anos, tinha histórico de patologia pulmonar e faleceu no domingo, 11, no hospital São Vicente de Paulo, em Mafra.

Por não haver relato de viagem ou contato com pessoas de fora da cidade, a Secretaria da Saúde acredita que a vítima tenha sido infectada por contaminação comunitária. 

Os familiares estão em isolamento social e, as pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas, se apresentarem os sintomas deverão procurar uma unidade de saúde. Os exames devem ser feitos a partir de oitavo dia subsequente ao contato com a vítima, cumprindo o protocolo do Ministério da Saúde. 

O Governo do Município e a Secretaria da Saúde estão tomando todas as precauções e irão realizar a desinfecção dos locais públicos semanalmente e, orientam a população a dar continuidade ás medidas restritiva, permanecendo em distanciamento social, usando máscaras se precisar sair na rua e higienizar sempre as mãos com álcool, água e sabão.