Leite é coletado na casa das doadoras
O ato de amamentar, além de fornecer nutrientes ao bebê, é uma demonstração do vínculo afetivo entre mãe e filho. Infelizmente, nem todas as crianças conseguem receber a alimentação do peito da mãe. Nestes casos, o auxílio de doadoras de leite materno traz esperança para crianças e familiares. Em Canoinhas, o Hospital Santa Cruz (HSCC) possui um posto de coleta em que as mães podem efetuar a doação. A prática é ideal para mulheres que produzem leite em excesso, podendo assim, amamentar o seu filho e doar o restante a quem precisa.
Segundo a enfermeira da maternidade, Camila Soares de Lima, atualmente o hospital recebe um número satisfatório de frascos de leite por semana, que são encaminhados a UTI Neo Natal de Mafra, onde o material é pasteurizado e destinado aos pacientes. O posto recebe cerca de 25 frascos por semana. Já o número de doadoras costuma variar de acordo com o mês. Camila afirma que em maio o hospital recebeu doações de dez mulheres.
Apesar de suprir a demanda atual, encontrar novas doadoras sempre é uma satisfação para as enfermeiras da maternidade. E não é preciso muito para doar. Basta ter o leite excedente e uma vida saudável, parâmetros que são constatados por exames de sangue realizados pelas enfermeiras sem custo algum. Durante o período de amamentação, a doadora não pode consumir álcool e fumar mais de dez cigarros por dia.
A DOAÇÃO
As doadoras do posto de coleta de leite materno sequer precisam sair de casa para concluir a ação. O processo pode ser feito em casa, no momento em que a mãe preferir. O leite deve ser armazenado em um frasco fornecido pelo hospital e congelado até a entrega.
A coleta do material ocorre toda quarta-feira, dia em que uma enfermeira visita as casas das doadoras para recolher os frascos. Segundo Camila, este é um dos momentos mais recompensadores da profissão. "As mães convidam para entrar, mostram o bebê. É muito gratificante", comenta.
FRASCOS
Uma das maiores dificuldades do posto de coleta, no momento, é obter os recipientes adequados para o armazenamento do leite. Como o frasco passa por um processo de esterilização, o recipiente deve ser de vidro com tampa plástica: "Normalmente, os vidros de café possuem essa composição. Hoje nós temos poucos frascos disponíveis desse tipo". O HSCC aceita doações de frascos para o posto. Basta levar o material até a recepção do hospital. Assim, até mesmo quem não pode doar o leite, consegue ajudar neste ato tão nobre.
Deixe seu comentário