Representantes da associação se reuniram com Jango Herbst na segunda-feira, 6
MAFRA ? O prefeito de Mafra, Jango Herbst, recebeu na tarde de segunda-feira, 6, representantes da Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região (Apoca). O objetivo do encontro, segundo Marciana Salai, presidente da Apoca, foi de pedir apoio ao prefeito para o estabelecimento de uma filial da associação, em Mafra.
Jango afirmou apoio a associação e disse que está disposto a ajudar no que for preciso para que a associação se instale na cidade. ?A Apoca já é um pouquinho mafrense?, afirmou.
Na mesma tarde, Jango pediu que o secretário da Saúde, Tadeu Geronasso, levasse a equipe da Apoca até um possível local para a instalação da filial, assumindo o compromisso de, caso não fosse o local ideal, encontrar outro espaço. O cirurgião torácico, sócio do Instituto de Oncologia e Hematologia Catarinense, sediada em Mafra, dr. Ney Takyzawa, participou da reunião e deixou claro que o Instituto, um dos mais avançados do Estado, está a disposição para ajudar, mas ele não pode interferir nesse processo. ?Depende da população e dos órgãos competentes?, disse Takyzawa, se referindo a luta que a Apoca trava para conseguir que o Governo do Estado credencie o Instituto junto ao SUS, possibilitando que pacientes oncológicos carentes possam se beneficiar com os serviços oferecidos pela Catarinense.
Marciana, em nome da Apoca, agradeceu o apoio firmado pelo prefeito e garantiu que a Apoca auxiliará de todas as formas possíveis e necessárias, os pacientes oncológicos da região. ?Quando as pessoas começam a se unir para lutar por uma causa, como os associados a Apoca, se torna mais fácil reinvidicar e conseguir benefícios?, frisou Marciana.
Com o balanço positivo dessa reunião, Marciana acredita que, em pouco tempo, a Apoca estará funcionando em Mafra.
Deixe seu comentário