Iniciativa busca diminuir a extração de dentes combatendo a cárie
Canoinhas entrou na luta contra a cárie em crianças de 6 a 12 anos. O Governo do Município, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na sexta-feira, 23, o projeto Cárie Zero. A equipe de odontologia da Secretaria identificou grande incidência de extração e tratamento de canal em crianças canoinhenses por causa do alto índice de cáries devido à falta de orientação em higiene bucal. "Para tentar diminui-las é que vamos iniciar um projeto que vai incentivar hábitos de higiene em crianças e adolescentes de 6 a 12 anos que estudam nas escolas municipais", explica a secretária Zenici Dreher Herbst.
O lançamento ocorreu na Policlínica. Serão distribuídos kits de escovação para os alunos e, por meio de escovação supervisionada, bochecho com flúor e palestras, os dentistas da Prefeitura tentarão controlar o avanço da perda precoce dos dentes.
O projeto vai iniciar na Escola Aroldo Carneiro de Carvalho. "As crianças serão acompanhadas e o resultado avaliado para que seja ampliado para as demais unidades", explica Zenici.
A meta é diminuir significativamente a perda precoce de primeiros e segundos molares permanentes e até mesmo o tratamento de canal devido às lesões com cárie. Prefeito Beto Passos parabenizou a equipe de dentistas durante o lançamento: "Vocês estão fazendo a diferença e esse trabalho será muito importante às nossas crianças. Quando assumimos demos autonomia aos nossos servidores e com ela vocês estão mostrando que é possível ir além, melhorando ainda mais a vida dos canoinhenses. Parabéns".
Cultivando hábitos de higiene quando criança, o objetivo é que os pequenos se tornem adolescentes e jovens conscientes da importância da saúde bucal e do cuidado de si. "O bem mais precioso que nós temos é a vida, especialmente a vida das nossas crianças. Obrigado por irem além do trabalho e se dedicarem desta forma", disse o vice-prefeito Renato Pike à equipe de trabalho presente no lançamento do projeto.
O secretário da Educação, Osmar Oleskovicz, também participou. "Ele vai mobilizar os professores e profissionais da Educação para que colaborem com esta iniciativa tão importante", assegurou o prefeito.
O projeto iniciará em março.
Deixe seu comentário