Quatro pacientes positivos para Covid-19 são liberados para o convívio social em Canoinhas
-
(Fotos: )
Pacientes cumpriram a fase de isolamento social a agora foram liberados, mas devem usar máscaras e evitar as aglomerações
Dos 11 casos confirmados em Canoinhas para Covid-19, quatro já estão liberados para o convívio social desde que respeitadas as orientações da Secretaria Municipal de Saúde. "Vivemos uma situação diferente aqui. Não podemos dizer que os nossos casos são 'curados' porque estas pessoas não apresentaram sintomas da doença ou apresentaram de forma muito leve não precisando de internação", explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Josiane Galeski.
É consenso entre as profissionais que atuam no enfrentamento à Covid-19 em Canoinhas que não é possível usar os termos "cura" e "recuperados".
Os quatro pacientes cumpriram a fase de isolamento social a agora foram liberados: "mas devem usar máscaras e evitar aglomerações. No geral, devem seguir as mesmas regras que toda a população", explica.
Torna-se ainda mais difícil dizer se estes pacientes continuam ou não transmitindo Covid-19. "Ninguém sabe com certeza na comunidade científica o comportamento do vírus, por isso devem evitar o grupo de risco e seguir usando máscara e tendo os cuidados que recomendamos", lembra a enfermeira Fábia Sagaz Dias.
Prefeituras de outros municípios falam em "cura" baseadas no quadro clínico do paciente: "muitos internados que deixaram de apresentar sintomas são tratados como curados, mas como temos casos sem internamento ou sintomas graves não podemos tratar desta forma", reforça Fábia.
As enfermeiras lembram que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) usa o termo "recuperado" em vez de "cura" devido às incertezas sobre o coronavírus.
"Não sabemos qual o potencial de transmissão após o desaparecimento de sintomas em uma pessoa já diagnosticada e qual o risco de uma nova infecção. São dúvidas sobre um vírus cujo potencial de afetar humanos é, afinal, novo", ressalta Josiane.
Deixe seu comentário