Detecção dos casos cresceu no município em função da implantação dos testes rápidos

Você sabia que o vírus do HIV circula pela região de Canoinhas? Segundo a enfermeira da epidemiologia Fábia Sagaz Dias, 131 pessoas estão em tratamento: "não são apenas canoinhenses. Somos referência na região no atendimento e aqui são tratados pacientes de outros municípios, como Três Barras. Destes 131, temos pacientes de Canoinhas, Três Barras e de outros municípios. Ainda existem outras 20 pessoas que abandonaram o tratamento", informa.
A detecção dos casos cresceu no município em função da implantação dos testes rápidos. Com eles é possível fazer busca ativa em eventos e nas unidades de saúde. Em Canoinhas, todas as unidades de saúde realizam o teste rápido para detectar o HIV gratuitamente. O exame demora menos de 15 minutos.
Dia 30 - que é o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo - as unidades estarão abertas para realizar os testes. Também haverá uma tenda na Praça Lauro Müller no período da manhã para que as pessoas possam realizar o teste. Em Canoinhas, em média são realizados 1200 testes rápidos por mês.
Segundo Fábia, em Canoinhas pacientes já morreram em decorrência da doença. 
O importante de fazer uso da medicação corretamente é impedir que a carga viral da pessoa aumente evitando o adoecimento pela Aids. Os pacientes que abandonam o tratamento possuem aumento gradativo da carga viral, ficando vulnerável para infecções devido à fragilidade do sistema imunológico, além de ser um potencial transmissor do vírus a toda população.
Hellen Cordeiro, que também é enfermeira da epidemiologia de Canoinhas, lembra que os portadores de HIV acompanhadas pelo serviço de epidemiologia do município vão além do grupo de risco mencionado pelo Ministério da Saúde (usuários de drogas, homossexuais, pessoas privadas de liberdade, trabalhadoras do sexo).
"O grupo residente de Canoinhas não possui distinção de sexo, de classe social, de raça, de idade, de profissão e ocupação, nem de grau de escolaridade. Infelizmente o vírus transita despercebido e todos que tem relação sexuais sem preservativos, são nossa população vulnerável ao adoecimento", alerta.
O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.
Existem dois tipos de camisinha: a masculina e a feminina. Ambos são distribuídos gratuitamente em qualquer serviço público de saúde.
"Saiba que a retirada gratuita de preservativo nas unidades de saúde é um direito seu; por isso, não devem ser impostas quaisquer barreiras ou condições para que você os obtenha. Retire quantos preservativos masculinos ou femininos você julgar que necessite. A rede pública municipal de Canoinhas disponibiliza a retirada de preservativos em todas as unidades de Saúde do Município", esclarece Hellen. 

Sobre a Aids
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
A transmissão do HIV e, por consequência da Aids, acontece das seguintes formas: sexo vaginal sem camisinha; sexo anal sem camisinha; sexo oral sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida.
Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste anti-HIV. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 15 minutos. Em Canoinhas, esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades de Saúde do nosso município.

Evite o HIV, use camisinha!