"A causa animal aqui em Canoinhas está esquecida pelo poder executivo, e nós não podemos deixar continuar assim, a situação é emergencial, eu acredito que já fugiu do controle, o município de Canoinhas não deve ter ideia do número de cachorros soltos pelas ruas", foi o que afirmou a vereadora Tati Carvalho (MDB) durante a sessão de segunda-feira, 27, na aprovação de seu requerimento com diversos questionamentos ao Setor de Zoonoses da secretaria de Saúde.
Conforme a vereadora Tati Carvalho são inúmeras reclamações, inclusive de animais que estão na fila de espera por castração há mais de 2 anos, ou mesmo de cães que já morreram e não conseguiram o atendimento. "Venho recebendo inúmeras reclamações referente ao setor de zoonoses do município, o número de animais soltos nas ruas é grande, e precisamos novamente falar sobre as castrações", comentou a vereadora.
O requerimento solicita informações ao prefeito Beto Passos, a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski Munhoz e ao responsável pelo Setor de Zoonoses, Edson Radunz, questionando quais os procedimentos são realizados pelo setor; quantos animais já foram atendidos pelo zoonoses neste ano; quantos animais estão cadastrados na fila de espera, e ainda pede o envio de uma listagem completa com nomes e endereço dos tutores dos animais que receberam o atendimento e dos que estão na fila de espera.
A vereadora Juliana Maciel (PSDB), que solicitou para assinar o requerimento, sugeriu que pudesse ser questionado os critérios para a escolha dos animais que necessitam de atendimento no Zoonoses. A vereadora Zenilda Lemos (MDB), que também solicitou para assinar o requerimento, lembrou que a questão dos animais é saúde pública, e que deve ser olhada por todos e com comprometimento. O vereador Marcos Homer (Podemos), que também atua na causa animal, solicitou para assinar o requerimento, e ressaltou que também tem recebido muitas reclamações, e lembrou a importância da castração e do cadastramento desses animais.
Deixe seu comentário