Unidades de saúde intensificam atendimento para imunizar o público-alvo
Neste sábado, 12, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terá o seu "Dia D", ocasião em que as unidades de saúde intensificarão os atendimentos ao longo de todo o dia para atender o público-alvo.
Em Três Barras, por exemplo, mais de 60 pessoas estarão envolvidas na mobilização, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e demais profissionais que atuam na rede de atenção básica em saúde do centro, bairros e interior. O município entrou na semana do Dia D com 43,05% do púbico considerado prioritário já vacinado contra a gripe, segundo o setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Em Santa Catarina, até o dia 10 de maio, 173 municípios ainda não atingiram 50% da cobertura, e foram aplicadas 547.102 doses da vacina, o que corresponde a uma cobertura de 40,19% dos grupos prioritários para a vacinação, de acordo com o balanço parcial da 20º Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, extraído do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) em Santa Catarina.
Pela meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, 90% do público alvo deve ser imunizado durante a campanha.
Gestantes, mulheres no período pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e professores têm prioridade para receber a vacina.
Quando for se imunizar, é importante que a pessoa apresente a caderneta de vacinação. A campanha segue até o dia 1° de junho.
Perfil epidemiológico
Em 2018, até o dia 8 de maio, foram notificados 311 casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Santa Catarina. Desse total, 52 casos foram confirmados para influenza, sendo 25 pelo vírus A(H1N1)pdm09, 19 pelo vírus A(H3N2), 4 estão aguardando subtipagem para a identificação do tipo de vírus Influenza A e 4 pelo vírus Influenza B.
Os municípios que apresentaram casos confirmados pelo vírus Influenza foram: Florianópolis, com 15 casos; Tubarão, com 5 casos; Biguaçu, Itajaí, Joinville, Palhoça e São José, com 3 casos cada; Blumenau, Braço do Norte, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas, com 2 casos cada; Brusque, Canelinha, Itapema, Laguna, Lebon Régis, Rodeio e São Miguel do Oeste, com 1 caso cada.
Em Santa Catarina, até 8 de maio, foram confirmados 4 óbitos por influenza, sendo 2 por tipo A(H1N1)pdm09, em São José e Jaraguá do Sul, e 2 por tipo A(H3N2), em Florianópolis.
Deixe seu comentário