Centro de Referência Covid-19 para sintomas respiratórios funciona no antigo Hemosc

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas monitorou 95 pacientes desde o início do combate à pandemia do novo coronavírus. Há 40 dias em funcionamento, as Centrais de Covid-19 de Canoinhas realizaram até agora 891 atendimentos. "O Governo de Canoinhas desde o início tratou com muita seriedade o enfrentamento a Covid-19 no município. Pois o nosso principal objetivo é preservar a vida de cada cidadão canoinhense e por isso tomamos várias ações desde o começo das restrições para conter o avanço da doença e uma delas foi a criação das Centrais", disse o prefeito Beto Passos.

O Centro de Referência Covid-19 para sintomas respiratórios funciona no antigo Hemosc, das 7h a meia-noite. E o Centro de Informações Covid-19 das 7h às 19h para atendimentos por telefone, ambos de domingo a domingo. 

Desde o dia 22 de março a Secretaria de Saúde do Município de Canoinhas, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Federal de Santa Catarina estão trabalhando em conjunto para desinfetar pontos estratégicos com mais circulação, por exemplo: unidades de saúde, farmácias e serviços bancários. 

Em 1º de abril iniciou o atendimento na Ala Covid-19 no Hospital Santa Cruz de Canoinhas, referência para microrregião. "Remanejamos os serviços da maternidade e cirurgia geral de urgência e emergência para garantir segurança aos pacientes", lembra Passos. 

No dia 22 de abril iniciou o trabalho com os promotores de Saúde. "Estamos fazendo abordagens na rua e orientações com relação aos decretos do Estado e do Município principalmente com relação ao uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social", afirma a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski. 

Começaram a funcionar na manhã desta segunda-feira, 27, as barreiras sanitárias em Canoinhas. Estão envolvidos nesta ação servidores das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, além do Detracan e Defesa Civil. As barreiras contam ainda com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

Há barreiras nas entradas da cidade pelas avenidas dos Expedicionários, Rubens Ribeiro da Silva, na Rua Coronel Albuquerque e no trevo de acesso a BR-280 pelo bairro Piedade. Agentes de saúde orientam motoristas e a população sobre o uso de máscaras e os pneus dos veículos são desinfetados. 

Canoinhas continua mantendo os serviços hospitalares para urgência e emergência, tratamento cirúrgico que requer atenção imediata por se tratar de uma situação crítica que não pode aguardar, na maternidade e através dos sobreavisos de ortopedia, cirurgia geral, clínica médica e anestesiologia. Neurologia e neurocirurgia mantém suporte para os casos mais graves, pois estes médicos estão atuando na ala Covid-19 do Hospital Santa Cruz. 

"Várias são as estratégias para combater o novo cornavírus em Canoinhas. As famílias de Canoinhas e região não terão perdas por falta de atitudes do nosso governo", friza o prefeito Beto Passos.