A partir desta semana a Associação Catarinense de Deficientes - ACD irá iniciar o calendário de atividades alusivas ao Mês Comemorativo da Luta da Pessoa com Deficiência.

O Dia da Luta da Pessoa com Deficiência acontece no dia 21 de setembro, porém a ACD irá durante todo o mês comemorar a data, com o objetivo de mostrar à comunidade que essa é uma luta constante,um ciclo com várias fases e que não precisa ser uma luta individual e sim comunitária. Segundo a psicóloga da ACD, Gabrieli Nizer de Oliveira, a pessoa que adquire uma deficiência, passa pelas fases de negação, isolamento, sentimentos depressivos e de raiva, só então é que vem a fase da aceitação na qual o deficiente começa a ter expectativa. Todas essas fases são uma forma de defesa temporária e são benéficas para o amadurecimento emocional e para a construção de sua vida a partir de um novo paradigma, porém, é extremamente necessário o apoio das pessoas que os rodeiam.

"Temos trabalhado procurando elucidar o conceito de deficiência, e retratando como as mesmas vivem na sociedade, refletindo a construção de preconceitos em relação a essas pessoas contribuindo para a desconstrução desses rótulos sociais instituídos na sociedade, levando em conta que a inclusão é sim um processo que exige grandes transformações, não só nos ambientes físicos, mas na mentalidade das pessoas e até mesmo no próprio deficiente. Assim, temos o objetivo de alcançar uma sociedade que aceita e valoriza as diferenças e que sabe conviver com essa diversidade, compreendendo e contribuindo de forma empática. Só assim a pessoa especial se sentirá acolhida e terá esperança, percebendo que pode realizar qualquer atividade. É com esse intuito que estamos transformando o mês de setembro em um mês comemorativo, queremos mostrar a todos, que eles estão aí, no meio de nós e que precisam ser tratados de igual para igual".

A também psicóloga da ACD, Renate Jéssica Lins Krzesinski,  explicou o porquê o símbolo do infinito foi escolhido para ilustrar o mês comemorativo: "O símbolo do infinito representa muito bem a Luta da Pessoa com Deficiência e a Luta da nossa Associação pela evolução física, mental e espiritual. É uma luta infinita, uma luta constante, que nunca pode parar. São muitos desafios que a pessoa com deficiência precisa encarar e como comunidade precisamos aprender a facilitar essas dificuldades que eles vivem, eliminando barreiras como a do preconceito, a da acessibilidade e da inclusão. Este é um bom momento para explorarmos esse tema, já que as paraolimpíadas estão acontecendo em nosso país. Este evento tem sido muito importante tanto para a pessoa com deficiência quanto para a comunidade em geral, pois mostra que não há limites que possa impedir uma pessoa de ir em busca de seus sonhos e seus direitos".

As atividades que serão realizadas pela ACD em comemoração ao Mês da Luta da Pessoa com Deficiência iniciam nesta quinta-feira, 15 e devem ir até o dia 22, quando será realizada ação em conjunto com a Polícia Militar pela semana do Trânsito.

Programação 

15/09 - Karatê na Praça

16/09 - Bocha na Praça

16/09 - Foto Arte na Praça -  com o grupo Infantojuvenil

21/09 - Atividade Inter geracional com associados do Município de Três Barras

22/09 - Consciência no Trânsito (Vaga Prioritária - Vaga Especial)