Saúde pública municipal passa por reestruturação que busca estreitar os vínculos com os usuários

Para melhorar o acesso da população aos atendimentos de natureza preventiva, ampliar a promoção em saúde e estreitar o acompanhamento clínico de pacientes, o município de Três Barras coloca em prática, a partir deste mês, a reestruturação da saúde pública municipal.

O atendimento domiciliar às pessoas será intensificado com o programa "Saúde + Perto de Você", previsto para iniciar no dia 18 de junho, com uma Unidade Móvel de Saúde percorrendo semanalmente três regiões do município. O cronograma prevê atendimentos toda segunda e quarta-feira no distrito de São Cristóvão; terças e quintas-feiras na sede do município (Centro e bairros) e nas sextas-feiras no interior.

Equipe formada por médico, enfermeira e quatro técnicas de enfermagem realizará procedimentos básicos de saúde, atualizando cadastros, averiguando a necessidade de atendimentos médicos especializados ou de fisioterapia, bem como agendando a visita de assistente social, em casos específicos.

Durante apresentação do novo modelo de gestão aos profissionais da área de Saúde, na sexta-feira, 8, secretária Raquel Cunher Vieira disse que as mudanças buscam aprimorar os procedimentos já oferecidos e fazer com que as pessoas fiquem ainda mais próximas aos serviços públicos de saúde.

Assim como no programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas recém-criadas Equipes de Atenção Básica (EAB), a Unidade Móvel do "Saúde + Perto de Você" irá priorizar atendimentos aos pacientes acamados, oncológicos, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que fazem uso de oxigênio e àqueles que estão em quadro pós-operatório, além de pessoas com necessidades especiais.

Reorganização

O programa EAB será responsável pelos atendimentos primários em algumas unidades básicas de saúde e áreas do município, antes cobertas pelo ESF. Com a reestruturação, o ESF ficará reestrito às unidades Dr. Mário Mussi e Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão, e Pedro Toporoski (Posto Rosa), no bairro Vila Nova.

O que diferencia as EAB do ESF é ausência das agentes comunitárias de saúde nas equipes. "Mas isso não significa perda de qualidade nos atendimentos oferecidos à população. Até porque, assim como o ESF, as EAB terão médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem responsáveis por prestar os serviços e procedimentos primários, seja nas unidades de saúde ou nas visitas domiciliares", garante a gerente de Saúde do município, Siomara Mühllmann Corrêa.

Pela reorganização, as EAB irão atuar nas seguintes unidades básicas de saúde: José Sawinski, no bairro João Paulo II; Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão; Posto Azul, no distrito de São Cristóvão; do Km06/Barra Grande; da Campininha; e de São João dos Cavalheiros.

Outra mudança diz respeito à Unidade de Saúde Central, que agora ficará restrita aos atendimentos de urgência e emergência e de especialidades médicas.

Sendo assim, os pacientes que residem no bairro Zilda Pacheco/Argentina passam a ser atendidos pela unidade de saúde José Sawinski (Posto Verde), no bairro João Paulo II; enquanto as pessoas que vivem no Km 02, Centro e bairro Jardim Rio Negro serão assistidas pelos profissionais de saúde da unidade Pedro Toporoski (Posto Rosa), no bairro Vila Nova.