Graduação em Medicina já é ofertada pela UNC nas cidades de Mafra e Concórdia

Foi confirmada na tarde de hoje, 14, a abertura do curso de Medicina no campus de Porto União da Universidade do Contestado (UNC). O anúncio foi realizado pelo reitor da universidade, Luciano Bendlin, durante uma coletiva de imprensa no gabinete do prefeito de Porto União, Eliseu Mibach. 


A graduação em Medicina já é ofertada pela UNC nas cidades de Mafra e Concórdia, e agora chega ao Vale do Iguaçu após aprovação unânime do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC). A previsão é que as aulas no campus de Porto União tenham início no segundo semestre deste ano e que o processo seletivo seja anunciado nos próximos dias. Ainda não há definição se as vagas serão preenchidas, neste primeiro momento, por meio de vestibular ou utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitos 45 alunos por semestre. 


Segundo Luciano Bendlin, a abertura do curso em Porto União já fazia parte do planejamento da UNC, indo ao encontro do compromisso assumido pela Universidade em colaborar para o melhor atendimento da sociedade na área da saúde. O investimento inicial no campus foi de cerca de R$5 milhões para adequação da estrutura com laboratórios de simulação, simulação em 3D, de habilidades e de anatomia. “A missão da nossa universidade é mudar vidas. A vida de quem estuda na UNC, da família de quem estuda na UNC e da região em que a Universidade está inserida”, comenta o reitor.

“Para nós é um motivo de alegria poder anunciar o curso de Medicina aqui em Porto União”, relata Eliseu Mibach. A intenção é que os alunos do curso de Medicina possam atender a rede de saúde do município e também de cidades da região. Para o prefeito, o novo curso, além de beneficiar a sociedade diretamente, também abrirá portas para que novas graduações cheguem à região. 

Por: Vvale