Aumento de uma hora será realizado na policlínica, unidades de saúde e Caps

As unidades de saúde do município terão horário ampliado a partir de segunda, 3. As repartições abrirão entre 7h e 17h - sem fechar para o almoço. Pacientes que utilizam a policlínica, unidades de saúde e o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) terão uma hora a mais para serem recebidos nestes espaços (atualmente o funcionamento acontece entre 7h30 e 16h30).

Os profissionais de enfermagem realizam consultas, solicitam exames, prescrevem e transcrevem medicações conforme protocolos estabelecidos nos Programas do Ministério da Saúde e as disposições legais da profissão, além de fazerem acompanhamento de pré-natal e dos bebês recém-nascidos. "Isso significa que a enfermeira pode pedir os exames básicos e agendar a consulta com o médico agilizando o processo", explica a secretária Alexandra Lavina Iglikoski.

Com o foco na família

A partir da próxima semana a Clínica da Mulher e da Criança passará a receber famílias. Os atendimentos para as especialidades de ginecologia, obstetrícia (pré-natal) e pediatria serão realizados na Policlínica. "Dessa forma a Clínica da Mulher passará a atender toda a família sendo uma unidade de atenção básica para as pessoas que não contam com uma unidade perto de sua residência", explica Alexandra. A próxima semana será de transição e adequação. 

Quadro de informações

As unidades de saúde disponibilizarão documento contendo os nomes dos médicos e dentistas que atuam na repartição. Atendendo a recomendação do Ministério Público Federal, as informações estarão em local visível nas salas de recepção de todas as unidades públicas de saúde. O quadro conterá o nome de todos os médicos e odontólogos em exercício naquele dia, sua especialidade e o horário de início e de término de jornada de trabalho de cada um deles. As informações começam a ser disponibilizadas a partir do mês de abril.