Alunos estão ajudando no atendimento de pacientes

Desde o início deste mês de maio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Canoinhas conta com o apoio de alunos do curso de Medicina da Universidade do Contestado. Seis residentes acompanham o plantão diurno (7h às 19h) reforçando o atendimento aos pacientes. 

O convênio tem duração de 36 meses e não há custos para o Município, nem custeio pela universidade pelo campo de estágio, apenas concessão de bolsa para os médicos preceptores dos alunos pela universidade.

A parceria iniciada beneficia tanto a comunidade, quanto a universidade, como explica o reitor Luciano Bendlin. “O convênio complementa a formação dos nossos estudantes, quando permite que possam estar em contato com outras realidades e espaços de atuação. Na comunidade, o benefício se torna claro quando os atendimentos são impactados pela redução no tempo de espera e do diagnóstico de emergências”.

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, destaca a importância do convênio da cidade com a Universidade do Contestado e constata o benefício para a população. “Nós vamos ter mais estudantes acompanhando o trabalho na UPA, ajudando nos procedimentos, que podem fazer com que esses estudantes queiram, no futuro, ser médicos aqui, em Canoinhas”.

A secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla, lembra que além do apoio dos estudantes, a UPA recebeu reforço médico e o projeto de farmácia satélite: “assim, quando as farmácias não estão abertas o paciente pode sair com o remédio receitado pelo médico – desde que faça parte da nossa lista municipal”, conclui.