Dificuldade em contratar levou diretoria a propor terceirização ao Conselho do Hospital

Edinei Wassoaski

CANOINHAS
 
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz (HSC) só depende da contratação de médicos para ser colocada em funcionamento. A dificuldade está em encontrar médicos interessado em trabalhar na Unidade. “Já ofereci R$ 20 mil (por mês) e não houve interesse”, explica o representante da comunidade na administração do HSC, Agenor Christofoli. Hoje o Hospital funciona com uma Unidade Intermediária (UI). Casos extremamente graves são transferidos, geralmente, para Joinville e Jaraguá do Sul.
A dificuldade em se encontrar médicos interessados levou a diretoria do HSC a propor na noite de quarta-feira, 10, em reunião com o Conselho Administrativo do Hospital que os médicos da UTI sejam terceirizados. A proposta ainda está sendo avaliada pelo Conselho e uma resposta será anunciada na próxima semana.
Christófoli frisa que se a proposta for aceita, somente os médicos serão terceirizados. Os enfermeiros e demais profissionais que trabalharão na UTI serão contratados pelo Hospital.
Tentativa semelhante já foi feita no Pronto Atendimento Municipal, que funciona anexo ao HSC, mas é de responsabilidade da prefeitura. Em 2007, todo o atendimento médico do PA foi terceirizado. Por cerca de dois meses, os médicos do PA eram contratados pela GD Prestadora de Serviços Médicos, do Rio Grande do Sul.
 
CREDENCIAMENTO
 
Desafio maior que a contratação de médicos, o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que entre as exigências pede que a UTI tenha ao menos um médico em tempo integral, aparentemente é problema resolvido. Segundo Christófoli, a Secretaria Estadual de Saúde já se comprometeu a repassar, temporariamente, subsídios para manter a UTI. A expectativa é de que o SUS leve pelo menos seis meses para credenciar a UTI. Na mais otimista das hipóteses, desde que o impasse com a contratação de médicos seja resolvido em breve, a UTI do HSC será oficialmente inaugurada no final de julho, prevê Christófoli.