A luta pela reabertura do Hemosc em Canoinhas iniciou já no dia seguinte ao fechamento em janeiro de 2017, e de lá pra cá se vão reuniões e mais reuniões sempre com promessas, mas não uma resolução para o caso. Na atual legislatura da Câmara quatro vereadores resolveram colocar a reabertura como uma bandeira e estão travando uma luta com o governo do Estado para que a unidade do Hemosc de Canoinhas volte a funcionar, são as vereadoras Juliana Maciel, Tati Carvalho, Zenilda Lemos e o vereador Marcos Homer.

Os quatro vereadores vêm buscando apoio de deputados estaduais na luta pela reabertura do Hemosc, inclusive há três semanas estiveram em Florianópolis onde reuniram-se com a direção do Hemosc estadual para discutir a abertura da unidade de Canoinhas. "Essa é uma luta de toda a população de Canoinhas, somos a capital catarinense dos doadores, tínhamos o Hemosc em pleno funcionamento no município, mas infelizmente fechou as portas", comentou a vereadora Juliana Maciel.

E nesta terça-feira, 22, aconteceu uma conversa no Hospital Santa Cruz, entre a direção do hospital, representantes da deputada estadual Paulinha, e os vereadores, e novamente a pauta foi a reabertura do Hemosc. "Entramos nessa luta porque o município de Canoinhas necessita de uma unidade coletora de sangue aqui. Então vamos batalhar o quanto pudermos para isso se tornar realidade", afirmou a vereadora Tati Carvalho.

"Infelizmente o Hemosc fechou as portas da noite para o dia aqui em Canoinhas, não podemos admitir perder espaços públicos importantes para nossa população dessa maneira", ressaltou a vereadora Zenilda Lemos. O vereador Marcos Homer lembrou que mesmo sem o local específico para doação de sangue, a Adosarec continua fazendo um grande trabalho, levando quase que diariamente vários canoinhenses para fazerem suas doações em outros municípios. "Nossa população é muito solidária, mesmo sem o Hemosc aqui, são vários os canoinhenses levados pela Adosarec para fazerem suas doações nas cidades que tem a coleta de sangue. Nossa luta vai continuar, vamos batalhar para que possamos voltar a ter a coleta de sangue em nossa cidade", finalizou o vereador.