Vereadores de Três Barras aprovam Moção de Apoio ao COREN/SC, em favor da instituição do piso salarial nacional dos profissionais da enfermagem
-
Profissionais da enfermagem prestigiaram a sessão ordinária (Fotos: )
Requerimento é de autoria do vereador Laudecir José Gonçalves e foi assinado por todos os vereadores
Na última segunda-feira, 19, durante sessão ordinária da Câmara de Três Barras, foi aprovado o requerimento 0026/2022, de autoria do vereador Laudecir José Gonçalves (PL), que solicita que seja encaminhada uma Moção de Apoio, ao Conselho Regional De Enfermagem (COREN/SC), em favor da instituição do piso salarial nacional do Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. O requerimento foi assinado por todos os demais vereadores.
Ao fazer o uso da tribuna, o autor do requerimento, vereador Laudecir, leu um texto abordando a importância da instituição do piso salarial, em nome da enfermagem tresbarrense, e citou a atual remuneração dos profissionais. “Hoje uma técnica de enfermagem recebe em torno de mil e seiscentos reais, e uma enfermeira pouco mais de três mil reais, sendo que o piso nacional proposto é de quatro mil setecentos e cinquenta reais para as enfermeiras, e três mil trezentos e vinte e cinco para as técnicas em enfermagem”, comentou o vereador, lembrando ainda, que a prefeitura propôs pagar para os profissionais da enfermagem, uma gratificação paliativa de pouco mais de R$ 300,00, o que para o vereador ainda não é o suficiente. Para ele, até a instituição do novo piso, a gratificação adicionada ao salário atual deveria atingir os valores propostos pelo COREN/SC. “O que os técnicos e enfermeiros buscam não é gratificação. A gratificação vai ser dada hoje e pode ser retirada amanhã. O que os profissionais querem é piso. A prefeitura tem dinheiro para pagar, se não tivesse, nós não estaríamos pedindo. Eu falo isso pelos profissionais aqui de Três Barras. Eu gostaria que os vereadores que puderem, que peçam ao executivo que se sensibilize. O carro chefe do executivo sempre foi saúde, e saúde se faz com profissionais. Então fica aqui o meu pedido, encarecidamente, ao prefeito que assim o faça”, defendeu o vereador. Após sua manifestação, Laudecir foi aplaudido por diversos profissionais da enfermagem que acompanharam a sessão.
Após a fala de Laudecir, os demais vereadores comentaram toda a questão abordada, e defenderam os profissionais da enfermagem.
O REQUERIMENTO
O texto de autoria de Laudecir, e assinado por todos os vereadores, destaca que é imprescindível a reflexão sobre a relevância histórica da enfermagem para todos os serviços de saúde do mundo. Ainda segundo a justificativa, a categoria se submete a regimes de remuneração injusta, incompatível com o nível de formação acadêmica e técnica exigida para o exercício da profissão, todos os serviços de saúde do Brasil, sejam públicos ou sejam privados, dependem dos profissionais da enfermagem. É destacado também, que a Enfermagem e suas atividades auxiliares colocam a saúde do profissional em risco para salvar vidas todos os dias e continuam extremamente desvalorizados.
O texto, também aborda a importância dos profissionais da enfermagem no combate ao COVID-19: “Aqui citamos a importância de tais profissionais que não se furtaram em momento algum e ficaram na linha de frente ao combate do maior inimigo da humanidade de todos os tempos, a pandemia do COVID-19. Desta forma solicitamos o envio da presente Moção de Apoio, ao COREN/SC, enfatizando que a sociedade num todo precisa reconhecer e valorizar essa profissão”, apresenta o texto.
Deixe seu comentário