Eliseu Zavaski teria matado Artur Cordeiro depois de discutir uma suposta dívida
CANOINHAS/MAJOR VIERA ? Um dos assassinatos mais violentos ocorridos nos últimos anos em Major Vieira, foi julgado essa semana pelo tribunal de júri da Comarca de Canoinhas. Eliseu Zavaski, 42 anos, foi condenado a cumprir pena de dois anos em regime aberto por ter assassinado o agricultor Artur Cordeiro, 37 anos, em agosto de 2001.
O corpo de Artur foi encontrado com afundamento no crânio a 500 metros de sua casa, na localidade de Rio Claro, em Major Vieira. A Polícia acreditou, à época, que a morte de Artur havia sido provocada por golpes de alguma peça de madeira. Dois suspeitos foram detidos na semana seguinte ? Eliseu e Elcio Carlos Castro, então com 22 anos. Testemunhas diziam ter visto os três bebendo na noite anterior ao assassinato em um bar.
Castro acabou entregando Eliseu, dizendo que havia ouvido dele a confissão de que mataria Artur porque ele não teria pagado por seus serviços na lavoura. Castro disse que aparentemente teria conseguido demover Eliseu da idéia. Na mesma noite, no entanto, depois de beberem junto com Artur em um bar, os três se separaram por volta das 22 horas. Castro teria ido para casa sozinho, enquanto Eliseu teria ido para casa junto com Artur.
Eliseu ficou foragido da Polícia por alguns dias. Ao se apresentar, disse que brigou com Artur, mas não o matou. De acordo com sua versão, Artur teria caído e batido a cabeça acidentalmente.
Eliseu, no entanto, não conseguiu convencer o júri popular na quarta-feira, 16, e acabou sendo considerado culpado da morte de Artur. Ele deve cumprir a pena livre, tendo apenas o compromisso de se apresentar diariamente no Fórum de Canoinhas.
Deixe seu comentário