Relatório da PM indica que mais de 10 mil atendimentos foram realizados no ano
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
A assessoria de imprensa da Polícia Militar de Canoinhas divulgou na semana passada o relatório de atividades desenvolvidas ao longo de 2009. O retrospecto aponta que 10.416 atendimentos foram realizados durante o ano, aumento de 41% em relação a 2008, quando 6.326 procedimentos foram efetuados.
Dos 2.662 autos de infração que foram expedidos, 2,8% dizem respeito a motoristas que dirigiam bêbados. Foram 72 autuações ao longo do ano contra motoristas flagrados em 484 operações de trânsito.
Em 2008 a Polícia Militar realizou 30 operações “varredura”. Já em 2009 esse número subiu para 72 operações.
Houve redução no número de delitos.
O número de ocorrências envolvendo lesões corporais caiu de 65 (2008) para 18 (2009). Os homicídios, que em 2008 chegaram a sete, reduziram consideravelmente. Apenas uma morte foi registrada em 20 de dezembro. Hyanna Kerolli de Oliveira foi assassinada com um tiro à queima-roupa durante um assalto no bairro São Marcos. Quatro horas depois o assassino estava preso.
O comandante do 3.º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Mário Erzinger, ressaltou em nota que o dado condiz com a realidade vivida nos países de primeiro mundo, já que o número considerado “satisfatório” é de oito homicídios para cada 100 mil habitantes. Já no Brasil, a taxa de homicídios é de 25,2 para cada 100 mil habitantes, segundos dados de 2008. “Este resultado só pôde ser obtido através do forte e amplo trabalho na área da prevenção e setor operacional, contando com a dedicação de todos os policiais militares do 3º BPM”, ressaltou.
Foram cumpridos ainda 55 mandados de busca e apreensão e 45 mandados de prisão. Três carros, quatro tratores e oito motocicletas furtadas foram recuperados.
APREENSÕES
A Polícia Militar conseguiu deter quatro adolescentes, prender oito pessoas por tráfico de drogas, desmantelar uma quadrilha de estelionatários que aplicava golpes em Canoinhas e cidades vizinhas, prender em flagrante delito 21 pessoas, apreender dois quilos de cocaína avaliados em aproximadamente R$ 160 mil, 29 pés de maconha, fechar três casas de jogos de azar e recolher mais de 3 mil pedras de crack. Ao todo, foram retiradas de circulação 16 armas de fogo, entre pistolas, espingardas e revólveres calibre 38.
Deixe seu comentário