Polícia Civil está com inquérito praticamente pronto

CANOINHAS ? A Polícia Civil, por meio do comissário Levi Rosa Peres, concedeu entrevista coletiva na terça-feira, 29, para fornecer um parecer parcial do inquérito que apura o desaparecimento do empresário José Vanderlei de Gross, conhecido como Vande Andrade, 45 anos, seqüestrado na manhã do domingo, 23 de outubro, em sua casa.

Segundo Peres, a Polícia sabe que seis pessoas estão envolvidas no crime, dois deles já estão presos. Os nomes dos que estão presos não foram divulgados, sabe-se, no entanto, que eles moravam no bairro São Cristóvão. Os demais envolvidos são um menor de idade, dois homens de Curitiba ou Fazenda Rio Grande no Paraná, com mandado de prisão expedido e outros dois homens ainda não identificados (retrato falado ao lado). Os retratos falados dos homens ainda não identificados foram feitos com base no relato de uma testemunha que entrou no Programa de Proteção a Testemunhas. A Polícia sabe, que o dois devem estar na região de Curitiba.

 

CONCLUSÕES

Conforme o inquérito, o crime foi premeditado. Os criminosos teriam planejado assaltar a casa de Vande imaginando encontrar muito dinheiro, já que teriam ouvido falar que Vande guardava grandes somas de dinheiro em casa. Os moradores do São Cristóvão conheceram os paranaenses por meio de uma mulher, amásia de um deles.

Os criminosos vindos do Paraná estariam interessados no dinheiro e os tresbarrenses estariam interessados em vingança já que teriam sido coagidos por Vande a pagar uma dívida.

 

PLANO DEU ERRADO

Inicialmente, o plano da quadrilha teria sido apenas roubar e dar um susto em Vande, mas o empresário teria reconhecido os criminosos de quem era credor.

Assustados, os criminosos teriam resolvido seqüestrar Vande, levando-o na própria caminhonete. Há fortes indícios de que Vande esteja em Curitiba. A Polícia não arrisca dizer em que condições, no entanto. ?Não sabemos se vamos encontrar o corpo ou a vítima?, pondera Peres.

A Polícia Civil de Canoinhas conta agora com ajuda da Diretoria de Investigação Criminal de Florianópolis e da Delegacia de Roubos de Veículos, para ajudar nas investigações a fim de encontrar Vande e sua caminhote.

A identidade dos acusados que estão presos deve ser revelada assim que o inquérito for encerrado.