Cachorro alertou família, na semana passada, e frustrou ação de bandidos

Edinei Wassoaski

CANOINHAS
 
Três homens estão presos acusados de participar de um assalto na noite de quinta-feira, 7, na localidade de Santa Leocádia, interior de Canoinhas. Eles são suspeitos de terem tentado arrombar a casa de Antonio Garret. De acordo com os donos da casa, o cachorro da família alertou para o assalto. Ao olhar pela janela, eles perceberam a presença de homens encapuzados e armados. Com os gritos da esposa de Garret, os ladrões se assustaram e disparam pelo menos três tiros contra a casa, fugindo em direção ao matagal.
Segundo a família, há dias um carro suspeito rondava a casa. A época de safra aumenta o número de assaltos no interior. No dia 26 de abril uma carga de 10 toneladas de fumo foi roubada em Rio d’Áreia de Cima, em Bela Vista do Toldo. Até o momento somente o caminhão foi recuperado e não há pistas dos suspeitos.
 
TRIO ESTÁ PRESO
 
Os Garret não tiveram somente a sorte de escapar do assalto, mas também viram os assaltantes presos.
A equipe de investigação mista das Polícias Civil e Militar entrou em ação e conseguiu prender os três suspeitos em menos de 48 horas.
O primeiro foi detido na balsa da localidade. Um soldado militar desconfiou e deteve o suspeito com a ajuda de dois policiais aposentados que pescavam no local. Evandro Luiz Fernandes deu trabalho aos policiais ao mentir o nome. Na Delegacia ele acabou confessando o crime. Disse que era de Joinville e que havia um companheiro escondido no mato. Ele revelou ainda que um rapaz conhecido como Pequeno, mentor do crime, iria resgatá-los à noite. Policiais levaram um Gol parecido com o que Pequeno os resgataria e estacionou nos trilhos ferroviários que existem na localidade, próximo do matagal onde o rapaz estaria escondido. Valdinei de Lima Santos, conhecido como Cabelo, o segundo suspeito, saiu do mato com duas armas e um rádio de comunicação. Foi preso imediatamente sem esboçar reação. Logo em seguida apareceu Angelo de Assis Figueiredo, o Pequeno, que já tem passagem pela Delegacia. O rapaz também foi preso.
Pequeno pode até se livrar da acusação de tentativa de assalto, mas não vai se livrar das acusações de tráfico de drogas e contrabando. Em busca realizada na sua casa, no bairro Campo d’Água Verde, policiais encontraram drogas e cigarro do Paraguai.
A prisão preventiva do trio já foi decretada. Eles foram levados para o Presídio Regional de Mafra.