A invenção foi descoberta pela Polícia no interior de Itaiópolis

 

Operação conjunta entre e Policia Militar e Policia Civil resultou na apreensão de uma inusitada serraria móvel que era utilizada no desdobro de toras de espécies florestais nativas no interior de Itaiópolis. A serraria funcionava dentro de um velho ônibus, na localidade de Xavier da Silva. Ao perceberem a presença das policias, os operadores da serraria fugiram do local, embrenhando-se na mata.
Várias propriedades rurais foram fiscalizadas nas localidades de São Pedro, São João, Palmital e Xavier da Silva. Em todas foram encontrados depósitos de madeira serrada dentro do ônibus.
A serraria foi apreendida e transportada até o pátio da Delegacia de Policia de Itaiópolis. Os agricultores que possuíam madeira em depósito de forma irregular foram notificados.
Segundo a Polícia, o velho ônibus da década de 1960, teve retirada toda a parte interna, a fim de comportar a serraria. Dentro do ônibus foram adaptados a serra fita e o carro de movimentação da madeira. Por uma porta adaptada na traseira do veículo, as toras nativas eram colocadas para o desdobro, que depois de passar pela serra tinham suas tábuas retiradas pela lateral do veículo. O motor do ônibus era utilizado para fazer funcionar a serra, o que de certa forma não despertava atenção.
A serraria era conduzida de uma propriedade para outra, a fim de fazer o desdobro das toras no mesmo lugar onde as árvores eram derrubadas. Essa mobilidade dificultou em muito a localização da serraria, informam os policiais militares ambientais do 12.° Pelotão de Canoinhas, que atuaram na ação.