18,4% das infrações dizem respeito a conduzir veículo com licenciamento atrasado
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
Foi-se o tempo em que transitar de carro por Canoinhas permitia ao motorista fazer as manobras mais esquisitas, com acessórios de gosto duvidoso e desrespeitando as Leis mais evidentes. Desde novembro do ano passado, o comandante tenente coronel Ricardo Assis Alves determinou que a maioria dos policiais militares fosse às ruas fiscalizar o trânsito. A medida coincidiu com a inauguração do pátio municipal, às margens da SC-280, onde estão sendo depositados os automóveis dos infratores.
O resultado foi espantoso. Entre novembro de 2008 e 12 de janeiro deste ano, 590 multas foram lavradas no trânsito canoinhense. Das infrações constatadas, 216 veículos foram guinchados e confinados no pátio municipal.
Segundo Assis, a medida vem sendo planejada desde julho de 2008, quando estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) apontavam que cerca de 40% da frota de veículos de Canoinhas estavam com o IPVA atrasado. ?Fizemos uma campanha de conscientização, para que os proprietários de veículos legalizassem sua situação?, lembra Assis. Quem não acreditou na promessa da Polícia, se arrependeu. A intensificação das blitze tem gerado muita polêmica. Muitos desconhecem regras básicas de trânsito, simplesmente porque a fiscalização nunca foi tão rigorosa como agora. Questões simples como validade do extintor (houve casos de pessoas que desconheciam a obrigatoriedade do equipamento) e porcentagem de aplicação de insufilm são incógnitas para muitos motoristas que estão sofrendo as consequências da falta de informação. O resultado são multas e uma romaria de veículos para o pátio municipal, seguidos de muita reclamação. ?Das 590 multas aplicadas até agora, pelo menos 492 foram por motivos realmente relevantes e que não podem ser desconsiderados, reforçando a necessidade das blitze?, frisa Assis. Dezembro foi o mês que mais registrou multas, totalizando 319.
No quadro ao lado, é possível acompanhar a porcentagem de infrações e esclarecer dúvidas sobre o que pode e o que não pode no trânsito.
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