Entenda o que muda com as alterações que começam a valer em janeiro de 2009
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
Os cursos de habilitação de condutores de veículos ficarão mais rigorosos a partir de 1º de janeiro do ano que vem. As mudanças foram anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que pretende com o aumento da carga horária e o aprofundamento do curso diminuir os acidentes de trânsito. As modificações mais relevantes foram feitas nas aulas para tirar a habilitação para a condução de motocicletas.
Para Antonio Melo, da Auto-Escola Santa Cruz, tudo que for para melhorar é válido, mas ele alerta que não basta criar leis, é preciso fiscalizar. ?Muitos reclamam da Lei Seca, mas a Lei já era intolerante com motoristas embriagados. As auto-escolas precisam respeitar a Lei que já é rígida, mas pra isso é preciso ter fiscalização?.
Quem pretende tirar a carteira em 2009, prepara o bolso. O custo deve aumentar para as auto-escolas, atingindo diretamente o cliente. Confira as principais mudanças da Lei:
AUMENTO DA CARGA HORÁRIA
A carga horária das aulas teóricas passa de 30 para 45 horas. Já as aulas práticas passam de 15 para 20 horas, no mínimo. As aulas sobre legislação de trânsito terão a carga horária aumentada de 12 horas/aula para 18 horas/aula. O curso de direção defensiva terá aumento de 8 horas/aula para 16 horas/aula. E o de noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas terá carga horária de 3 horas/aula (até então eram duas horas/aula).
CURSO TEÓRICO GANHA MAIS CONTEÚDO
O conteúdo das aulas teóricas será ampliado e aprofundará assuntos como direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.
QUEM FOR TIRAR HABILITAÇÃO PARA CARROS TERÁ AULA SOBRE MOTOS
O aluno que for tirar a habilitação para dirigir carro será obrigado a assistir a aulas teóricas sobre motos e vice-versa.
MOTOCICLISTAS PODERÃO FAZER TESTES
Passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública. Para tanto, é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo. Todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como na chuva, nevoeiro ou noite.
TRANSPORTE DE CARGA INDIVISÍVEL
Também foi criado o curso para condutores de veículos de transporte de carga indivisível e outras, destinado aos condutores que pretendem realizar o transporte de cargas classificadas como indivisíveis.
RENOVAÇÃO DA CARTEIRA
Quem vai apenas renovar a carteira de habilitação não será afetado pelas mudanças.
Deixe seu comentário