Operação conjunta está sendo realizada no município

Operação conjunta entre o Procon de Canoinhas, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Polícia Civil de Canoinhas está fiscalizando os postos de combustíveis do município.

“Estamos sempre atentos à qualidade dos serviços e produtos oferecidos em Canoinhas e esta operação conjunta vem para garantir ao consumidor que os combustíveis comercializados estão dentro do que a legislação exige”, informa o coordenador do Procon de Canoinhas, Iury Alexandrina.

Na força-tarefa estão sendo averiguados vários itens como a qualidade dos combustíveis, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, alvarás e a transparência na divulgação dos preços ao consumidor, além do cumprimento das normas de segurança.

Até o momento foi constatado irregularidade no sistema de lacres de segurança em apenas uma bomba em um posto de combustível. De acordo com o técnico responsável do Inmetro, no entanto, tal fato não ocasiona prejuízos aos consumidores.

O Inmetro está avaliando se a quantidade de combustível registrada nas bombas corresponde ao que está sendo abastecida nos veículos. Todas as bombas analisadas até agora estavam corretas ou dentro da margem de erro prevista – 100 ml para mais ou para menos a cada 20 litros como limite de tolerância.

Os testes realizados pela ANP não apontaram infração às normas regulamentares. Todos os postos estavam com os alvarás em dia, assim como havia divulgação correta dos preços praticados.

A fiscalização segue até a manhã desta quinta.

Fotos: Priscila Noernberg